O Xbox deve confirmar cortes em massa em 2 de julho. Segundo Jason Schreier, da Bloomberg, a redução pode atingir até 2.000 funcionários. Algumas equipes inteiras podem ser fechadas.
As demissões têm sido tema nos bastidores. Muita gente nos estúdios da Microsoft está apreensiva. O cofundador da 3D Realms, George Broussard, comentou nas redes:
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
News has reported imminent Xbox layoffs but I’m hearing internal developer level stuff where people at virtually every studio are anxious and worried. Word that potentially entire studios may be shuttered. Expectations are 1000-2000 people. I think the Xbox unit has about 10k…— George Broussard🕹️ (@georgebsocial) June 26, 2025
Os cortes fazem parte de uma tentativa da Microsoft de reestruturar a distribuição europeia do Xbox. Algumas operações serão encerradas em certas regiões.
Números apontam vendas fracas do Xbox em países como a Espanha. Entre 1º de janeiro e 8 de junho de 2025, foram vendidas 12 mil unidades do Series X|S, enquanto o PS5 vendeu 178 mil no mesmo período.
As demissões chegam após cortes já ocorridos em janeiro e maio do ano passado. A divisão de jogos da Microsoft está sob pressão desde a aquisição da Activision Blizzard, avaliada em quase US$ 70 bilhões (cerca de R$ 376 bilhões).
Para compensar receitas baixas, a Microsoft passou a lançar grandes franquias como Forza Horizon 5 e Gears of War Reloaded no PS5. Esses títulos têm vendido bem no console da Sony, mas o setor segue pressionado. Os desafios incluem aquisições gigantes, queda nas vendas de hardware e pouca expansão de serviços como Xbox Game Pass.
Relatos dão conta de que a unidade Xbox conta hoje com cerca de 10 mil funcionários. Se o número de cortes passar de mil, pode atingir de 10% a 20% da força de trabalho.
Seguimos acompanhando para informar a real dimensão dos cortes e os impactos no ecossistema do Xbox e na indústria de games.