A divisão de jogos da Microsoft, impulsionada pelo Xbox, enfrentou meses desafiadores. A marca lidou com a forte concorrência no entretenimento, tarifas governamentais, grandes demissões e mudanças estratégicas confusas.
Apesar disso, o Xbox mantém uma base sólida. Dezenas de milhões de clientes permanecem ativos, muitos deles assinando o lucrativo Xbox Game Pass. Isso gera uma receita contínua e bastante estável para a plataforma. Recentemente, a aquisição de franquias como Call of Duty, World of Warcraft e Candy Crush impulsionou a lucratividade da divisão de forma significativa. Na verdade, ela se tornou maior em receita do que o próprio Windows.
Conheça a XGamestore e economize até 70% nos jogos de Xbox.
Exclusivamente, noticiamos esta semana que o Xbox planeja lançar um console de próxima geração muito mais aberto. Este novo dispositivo virá equipado com o Windows 11 completo. Consequentemente, ele deve abrir o acesso a jogos do PlayStation e do Steam por meio de outras lojas.
A Estratégia do CEO: Windows, Nuvem e Margens
Phil Spencer lidera o Xbox, mas ele se reporta diretamente ao CEO da Microsoft, Satya Nadella. Nadella raramente comenta sobre o negócio de jogos, porém, em uma nova entrevista à TPBN, ele abordou o futuro da divisão.
Nadella lembrou que o Flight Simulator foi um dos primeiros produtos da Microsoft. Além disso, ele enfatizou o papel do Windows como o maior negócio de jogos da empresa, citando o sucesso massivo do Steam na plataforma.
Portanto, a visão de jogos da Microsoft tem duas frentes:
- Ser uma editora fantástica após a aquisição da Activision.
- Garantir que os jogos sejam apreciados por todos os jogadores.
Nesse sentido, Nadella adota uma abordagem semelhante à do Office. O objetivo é levar o conteúdo para consoles, PC, dispositivos móveis, ou jogos na nuvem e direto na TV.
O CEO da Microsoft ecoou a visão de líderes do Xbox, como Matt Booty, e veteranos como Shawn Layden, sobre a concorrência. Para eles, o maior desafio aos jogos não são outras plataformas, mas sim os vídeos de curta duração.
Por fim, ele se mostrou “ansioso” pelo próximo console Xbox. Nadella destacou que boas margens ajudarão a impulsionar a inovação. Contudo, ele não detalhou como essa inovação se materializará por enquanto.
A Microsoft trabalha intensamente com Inteligência Artificial (IA). A expectativa é que parte dessa inovação chegue com recursos como o upscaling de Super Resolução Automática (NPU). Este recurso deve ser lançado no Xbox Ally X no próximo ano. O próximo console Xbox será mais aberto do que nunca, integrando décadas de jogos do Windows e do Xbox em um único sistema, beneficiando tanto jogadores de console quanto de PC.