A onda de demissões em massa na divisão Xbox começou. O fechamento do estúdio The Initiative, responsável por Perfect Dark, foi confirmado em nota interna de Matt Booty. O jogo foi cancelado, assim como o aguardado Everwild, da Rare. Projetos não anunciados também foram interrompidos em meio à reestruturação da empresa.
“Tomamos a decisão de interromper o desenvolvimento de Perfect Dark e Everwild e encerrar outros projetos em nosso portfólio. Como parte disso, estamos fechando o estúdio The Initiative. Essas decisões refletem um esforço maior de ajustar prioridades e focar recursos, preparando as equipes para maior sucesso num cenário de mudanças na indústria. Não tomamos essas escolhas de forma leviana, já que cada projeto representa anos de esforço, imaginação e dedicação.”
O jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, relatou impactos sérios no estúdio Turn 10 de Forza Motorsport. Quase metade da equipe perdeu o emprego, e equipes de Call of Duty, como Raven Software e Sledgehammer Games, também sofreram cortes.
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
ZeniMax Online Studios, famosa por The Elder Scrolls Online, viu seu MMORPG, em desenvolvimento desde 2018, ser cancelado. Esse título era um dos grandes projetos do estúdio. Nos bastidores da Rare, fontes confirmaram que Everwild está oficialmente cancelado. O jogo estava em produção há anos. O estúdio não escapou da onda de cortes.
King, desenvolvedora de Candy Crush, perdeu cerca de 10% do quadro — em torno de 200 funcionários. Em toda a Microsoft, estima-se o corte de 9.100 postos de trabalho, o que inclui parte da força da Xbox e da ZeniMax, empresa-mãe da Bethesda (Starfield, Fallout e The Elder Scrolls).
No comunicado interno aos funcionários, Phil Spencer declarou:
“Hoje, estamos compartilhando decisões que impactarão colegas em toda nossa organização. Para preparar o setor de games para um sucesso duradouro, vamos finalizar ou reduzir trabalhos em certas áreas, seguindo a diretriz da Microsoft de remover camadas de gestão para aumentar agilidade e eficácia.”
Spencer também reconheceu o momento delicado, enfatizando:
“Sei que essas mudanças chegam num momento em que temos mais jogadores, jogos e horas de jogatina do que nunca. Nosso sucesso atual se deve a decisões difíceis tomadas antes. Agora, precisamos escolher as melhores oportunidades e concentrar esforços onde há maior potencial, entregando experiências excepcionais para as próximas gerações.”
Ele agradeceu aos demitidos:
“Priorizar oportunidades é essencial, mas não diminui a importância desse momento. Não estaríamos onde estamos sem o tempo, energia e criatividade das pessoas impactadas. Decisões assim não refletem o talento e a dedicação desses profissionais.”
A movimentação acontece logo após a decisão de portar títulos do Xbox para PS5 e Nintendo Switch, tornando a divisão ainda mais próxima de uma publisher multiplataforma. Fechamentos de estúdios podem afetar futuros lançamentos para PlayStation.
Segundo The Seattle Times, a previsão global dos cortes em toda a Microsoft superam 9.000 pessoas. O valor em dólar convertido para real, tomando como câmbio R$5,50, mostra o tamanho do impacto: manutenção de estúdios custa centenas de milhões de reais, e cortes assim indicam mudanças profundas na estratégia da empresa.