A Xbox decidiu substituir cerca de 200 funcionários da King, estúdio famoso por jogos como Candy Crush, por ferramentas baseadas em inteligência artificial. A medida surgiu após um comunicado interno, que aponta a necessidade de cortar custos, ganhar eficiência e agilizar processos diante do crescimento estagnado da empresa.
No documento, a direção afirma que vai diminuir níveis hierárquicos e reuniões, buscando menos equipes envolvidas em cada projeto. O objetivo é simplificar as operações e modernizar processos com IA.
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
As demissões acontecem após a Microsoft já ter cortado em torno de 9.000 vagas nos últimos 18 meses, em ondas que atingiram diferentes divisões da Xbox desde 2023. Vários estúdios e projetos foram encerrados nesse período.
Phil Spencer, CEO da Xbox, também enviou uma mensagem interna destacando o recorde no número de jogadores, jogos e horas jogadas, mas reforçou que mudanças são precisas para tornar a empresa mais ágil e eficiente.
Segundo fontes do Insider Gaming, outros cortes ainda podem acontecer em diferentes equipes, já que esta pode ser apenas a primeira etapa de uma reestruturação maior dentro da Xbox.