A Gaijin Entertainment confirmou que War Thunder passou a contar com Path Traced Global Illumination (PTGI), tecnologia que melhora bastante a iluminação do jogo. O título também ganhou suporte à geração de frames para NVIDIA DLSS, AMD FSR e Intel XeSS. Isso resulta em gráficos mais nítidos e desempenho mais fluido para quem joga.
Segundo os desenvolvedores, o PTGI simula o caminho da luz, permitindo reflexos e iluminação indireta mais realista, especialmente em sombras, interiores ou áreas de vale. O antigo sistema de iluminação era funcional, mas menos preciso, apresentando problemas como o “light leaking”, em que a luz vazava onde não devia. Com o novo sistema, esses problemas são eliminados e as luzes internas ficam mais naturais.
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Outro ponto negativo do método antigo eram os conflitos em eventos no solo, principalmente em mapas com céu nublado ou locais fechados. Nessas situações, o jogo acabava atribuindo iluminação inadequada, prejudicando a ambientação. O PTGI corrige isso, simulando múltiplos bounces de luz e iluminando superfícies de forma muito mais condizente com a realidade.
Os devs também liberaram imagens de comparação, mostrando o impacto visual dessas melhorias. A nomenclatura PTGI foi escolhida em vez de RTGI, pois essa solução é considerada mais precisa que a Ray Traced Global Illumination padrão.
O update recente do War Thunder também trouxe otimizações de performance para PCs usando ray tracing, ampliando o ganho para uma grande variedade de CPUs e GPUs. Junto disso, foram incluídos recursos como Opacity Micro Maps e Shader Execution Reordering. Placas de vídeo compatíveis vão obter taxas de quadros ainda maiores com essas ferramentas.
Todas essas novidades chegaram com a Leviathans Update, lançada em 25 de junho, deixando War Thunder ainda mais bonito e moderno para os fãs.