A Virtuos, conhecida por atuar em grandes franquias como Oblivion Remastered e Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, realizou uma grande reestruturação interna que resultou na demissão de mais de 300 funcionários no mundo todo — cerca de 7% da força de trabalho global.
A maioria dos cortes ocorreu na China, com cerca de 200 trabalhadores dispensados. Equipes na Europa e América do Norte também foram afetadas, incluindo estúdios franceses que colaboraram em Oblivion Remastered.
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No estúdio Virtuos Lyon, desenvolvedores decidiram entrar em greve para protestar contra as demissões e a centralização de decisões nos escritórios da França.
Fontes ligadas à empresa afirmam que o descontentamento aumentou após Oblivion Remastered. Apesar do empenho dos profissionais, que “entregaram além do esperado”, não houve participação nos lucros ou pagamento de royalties, o que gerou ainda mais desgaste interno.
O quadro ficou crítico já no início de 2025, quando a Virtuos congelou salários e reduziu bônus, indícios claros de que mudanças drásticas estavam por vir.
Como medida adicional, todos os funcionários remanescentes agora são obrigados a passar por treinamentos de IA generativa nos próximos meses, evidenciando uma estratégia voltada para automação e corte de custos nas operações de desenvolvimento.
Demissões em massa e a adoção forçada de IA viraram rotina na indústria dos games. O abismo entre o esforço dos desenvolvedores e o reconhecimento só cresce, enquanto investidores seguem satisfeitos e profissionais ficam com as piores consequências.