O jogo mais aguardado de 2020 definitivamente é Cyberpunk 2077, desenvolvido pela CD Projekt Red, a mesma desenvolvedora de The Witcher 3.
Prometendo ser um sucesso multi-geracional, pois chegará tanto aos consoles da antiga quanto da nova geração, o jogo transportará o jogador para a futurística Night City, uma metrópole que irá fazer brilhar os olhos de qualquer um por seus detalhes em construção e ambientação.
Entretanto, outro aspecto relevante de Cyberpunk 2077 são as mecânicas de RPG do jogo, presentes em força no título e honrando a linha de jogos de RPG de mesa utilizadas de inspiração para que a CD Projekt Red desenvolvesse o título.
Para muitos fãs, ficam algumas perguntas: até que ponto serei capaz de customizar meu personagem? Será que terei alguma influência no desenvolvimento da história? Dentre vários outros questionamentos.
Pensando nisso, nós desenvolvemos esse artigo visando informar tudo sobre as mecânicas de RPG de Cyberpunk 2077!
Criando seu Personagem
Logo ao abrir Cyberpunk 2077 pela primeira vez, o jogador irá se deparar com a customização de seu personagem, o mercenário V.
E são muitas opções para transformá-lo exatamente no protagonista que você quiser.
Apenas no que tange à customização da cabeça de V, temos diversas opções: cabelo, sobrancelhas, barba, bigode, cicatrizes, olhos, cor dos olhos, nariz, cyberware (as customizações cibernéticas dignas de um mundo, bom, cyberpunk) e formato do rosto.
Isso tudo sendo apenas uma parte bem pequena do jogo.
Além disso, também será possível escolher o gênero de V, suas roupas, tatuagens e até mesmo modificar as partes íntimas do personagem. Realmente, tudo está sob o controle do jogador.
Mas um ponto interessante da customização é a presença de cyberware, ou seja, implementações tecnológicas que poderão ser realizadas em V oferecendo diversos bônus e habilidades para o personagem.
Esse tipo de customização leva em consideração toda a biologia humana, oferecendo tecnologias para serem implementadas desde nos olhos dos personagens até em seus ossos e órgãos.
Em resumo, a customização de Cyberpunk 2077 é tão densa que permite ao jogador literalmente modificar o coração e o cérebro de seu personagem.
Habilidades
Além das customizações que Cyberpunk 2077 irá permitir ao jogador realizar, o jogo também conta com uma série de habilidades diferentes que aumentarão o poder de V para que ele se torne um dos melhores mercenários de Night City.
Existem cinco distintas categorias que podem ser aprimoradas no jogo com o uso de pontos de experiência, sendo elas:
- Reflexos;
- Corpo;
- Inteligência;
- Habilidades Técnicas;
- Cool.
Cada uma dessas habilidades melhora alguma característica específica de V. Por exemplo, os Reflexos melhoram a velocidade de reação do personagem, enquanto as Habilidades Técnicas melhoram a proficiência do protagonista com equipamentos técnicos.
Além disso, essas habilidades também estão divididas em várias subcategorias, podendo elas focarem em suas armas, no combate corpo-a-corpo ou nas opções de diálogo.
Ainda, existe um sistema que oferece recompensas para cada progressão de habilidades que você conseguir, sendo estes 9 no total.
Sendo assim, a cada conjunto de habilidades que atingido, um novo item ou recompensa será desbloqueado, incentivando ainda mais a compra de habilidades que tornem o personagem uma representação do jogador.
Um Grande Inventário
Além de todas as oportunidades de customização de V e de suas habilidades, o jogador também terá acesso, em Cyberpunk 2077, a um inventário robusto e bem estruturado.
Em seu inventário, V tem a possibilidade de equipar até 3 armas diferentes, além de diversos conjuntos de roupas que se dividem em botas, calças, camisas, jaquetas, acessórios de cabeça e máscaras.
As roupas, além de serem inúmeras, realmente transmitem a sensação de um mundo futurístico, sendo vibrantes e bem detalhadas.
Além das armas de fogo disponíveis durante a campanha, Cyberpunk 2077 também conta com uma grande disponibilidade de armas brancas, como katanas e bastões.
Também vale ressaltar que existem várias habilidades especiais que as armas podem ter para diferenciar a experiência de jogo, como katanas com lâmina aquecida e armas cujas balas rastreiam os inimigos.
Vida Completa
Além disso, a vida de V será bastante movimentada, graças a um complexo sistema de diálogos e interações entre os personagens.
Tudo começa ao escolher o Caminho de Vida: Nômade, Garoto de Rua ou Rato de Corporação, cada um com uma história diferente.
Além desses caminhos, o jogador também terá a oportunidade de decidir outros aspectos de V, como seus gostos e hobbies, por exemplo, todas essas experiências que afetam o comportamento do personagem na Night City de Cyberpunk 2077.
Isso ocorre, pois em diferentes contextos uma personalidade de V pode ser útil enquanto as outras não.
Logo, caso o personagem entre em uma briga de gangues na rua, por exemplo, ele terá opções de diálogo especiais caso tenha seguido o Caminho do Garoto de Rua, pois sua vivência nesse contexto o preparou para situações que um Nômade não saberia resolver.
O mesmo vale para os outros Caminhos, o que torna o RPG de Cyberpunk 2077 muito mais interessante.
Além disso, V será capaz de manter relações amorosas e de amizade com diversos personagens de Night City, todas substanciais e não apenas momentâneas.
Outros personagens também reagem ao mercenário dependendo de suas ações na cidade, então não vá pensando que se entrar em uma delegacia e matar vários policiais suas ações sairão impunes.
Ansioso para Cyberpunk 2077? O jogo sai dia 10 de dezembro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X e PC.