A apresentação técnica de The Witcher 4 durante o evento State of Unreal impressionou pelo uso do Unreal Engine 5, mas gerou dúvidas sobre o hardware necessário para rodar o jogo. Após questionamentos sobre um possível downgrade gráfico, o diretor Sebastian Kalemba reagiu com otimismo:
“Spokojnie” (“Não se preocupem ;)”)
A demonstração rodou em um PlayStation 5 básico, entregando 60 quadros por segundo. Mesmo assim, os desenvolvedores reforçaram que aquela versão ainda está distante do resultado final do game. Isso levou parte da comunidade a questionar se The Witcher 4 pode estar sendo desenvolvido de olho no PlayStation 6 e não no PS5.
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
Esse tipo de especulação cresceu após os problemas de lançamento de Cyberpunk 2077 nos consoles da geração passada, que tiveram sérias dificuldades para rodar o jogo. Dessa vez, a equipe busca evitar repetir erros do passado.
Especialistas da indústria e a imprensa, como a IGN, acreditam que The Witcher 4 chegará no PS5, Xbox Series S/X e também nos consoles da próxima geração. O lançamento, de acordo com o estúdio CD Projekt Red, não está previsto antes de 2027. Considerando possíveis atrasos no desenvolvimento, a estreia pode acontecer apenas em 2029 ou mais tarde.
Até lá, tanto Sony quanto Microsoft devem ter anunciado ou lançado novos hardwares, já que o ciclo de vida dos consoles gira em torno de sete anos e PS5 e Xbox Series S/X já somam mais de quatro anos no mercado.
Apesar de distante do lançamento, The Witcher 4 já começa a colecionar prêmios. O primeiro trailer da nova fase da franquia, criado pela CD Projekt RED em parceria com a Platige Image, conquistou o Gold Cube no ADC Awards 2025.