A desenvolvedora 11 Bit Studios se pronunciou sobre a polêmica envolvendo o uso de geração de conteúdo por IA em The Alters para PS5. A equipe confirmou que um objeto do jogo, usado como “textura de fundo”, acabou trazendo texto gerado por IA. Segundo o estúdio, esse material era apenas um placeholder e, por erro, chegou à versão final.
A 11 Bit Studios explicou que identificou e revisou o caso. Uma atualização gráfica está a caminho para remover o conteúdo gerado automaticamente. Sobre as críticas, a empresa frisou que o uso de geração de IA foi restrito a itens de trabalho temporários. Um designer gráfico foi responsável pelo vazamento desse conteúdo não planejado.
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
O estúdio confirmou o uso de tradução automática em alguns subtítulos em português do Brasil, nos vídeos presentes em filmes licenciados assistidos pelos personagens. Por falta de tempo no fim da produção, optaram por IA em cerca de 0,3% do texto, prometendo corrigir tudo em próximos hotfixes, agora com as agências de tradução habituais. Segundo a equipe:
“Alguns filmes licenciados, assistíveis na área social da base, foram adicionados nas etapas finais de produção. Eles precisaram de traduções urgentes. Por restrição de tempo, recorremos à IA nestas localizações. A intenção sempre foi atualizar depois com nossos parceiros de tradução. Esse processo já começou e as novas traduções estão sendo incluídas.”
A 11 Bit Studios admitiu que a escolha pelo uso temporário de IA não foi a ideal e reconhece que deveria ter comunicado os jogadores antes. Em nota, o estúdio reforçou seu compromisso com a transparência:
“À medida que as ferramentas de IA evoluem, surgem novos desafios e oportunidades no desenvolvimento de jogos. Estamos adaptando nossos processos internos para lidar com essa realidade. Seguimos comprometidos em ser transparentes sobre como criamos nossos jogos.”
A polêmica cresceu após fãs identificarem textos no game citando geração via ChatGPT, o que foi interpretado como uso não declarado de geração de conteúdo por IA. Muitos acreditam que práticas assim podem prejudicar o aspecto artesanal de títulos como The Alters. No Steam, desenvolvedores já são obrigados a divulgar o uso de IA. Na PlayStation Store, ainda não há regra parecida.
O debate se intensificou por conta de textos auxiliares e traduções automáticas, considerados por parte do público um deslize menor, mas que escancara a discussão sobre transparência no uso de tecnologia nas grandes produções para PS5.