Um port não-oficial de Mario Kart 64 chegou ao PC, batizado como SpaghettiKart. O projeto foi feito de forma reversa, reescrevendo todo o código do jogo original do Nintendo 64. Todo o código presente é limpo, sem nenhum reaproveitamento do jogo clássico. Por conta disso, os desenvolvedores podem distribuir o port sem grandes preocupações legais.
Nenhum asset original está incluso. O usuário precisará gerar os arquivos a partir da própria ROM. Atualmente, SpaghettiKart é compatível apenas com a ROM americana do Mario Kart 64.
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
A iniciativa é parecida com outros ports não-oficiais para PC, como os de Super Mario 64, Crash Team Racing, Zelda Ocarina of Time e Perfect Dark. O port para PC permite recursos impossíveis no N64, como editor e importador de pistas, áudio aprimorado e CPUs mais desafiadoras. O modo câmera livre (Freecam) também está presente.
Ainda não há confirmação se o SpaghettiKart é compatível com o mod Mario Kart 64 HD, que adiciona texturas em alta definição e modelos de personagens melhorados. O mod HD é considerado um dos jeitos mais completos de experimentar Mario Kart 64 no PC. Até o SpaghettiKart receber suporte ampliado, a recomendação é seguir no HD.
O projeto está em desenvolvimento contínuo. Ainda pode apresentar alguns travamentos raros. Importação de pistas customizadas já funciona, porém nem todos os recursos estão disponíveis ainda. A equipe de desenvolvimento agradeceu a extensa comunidade envolvida, incluindo o pessoal dos mods, testadores e comunidades especializadas em N64.
Portas como SpaghettiKart podem abrir novas possibilidades para Mario Kart 64 no PC. O editor de pistas, áudio limpo, CPUs melhores e opção de câmera livre são diferenciais que não existiam na emulação tradicional. Futuramente, há esperança de novidades como path tracing e mais pacotes HD para turbinar a experiência para os fãs em 2025.