Uma ação coletiva movida na Holanda acusa a Sony de abuso de poder no mercado de consoles, alegando práticas anticompetitivas na venda de jogos digitais pela PS Store. O processo, liderado pela organização Stichting Massaschade & Consument, busca indenizações para cerca de 1,7 milhão de consumidores holandeses, com um valor pedido que pode chegar a €435 milhões, equivalente a aproximadamente R$2,55 bilhões.
A entidade afirma que, desde a chegada do PS5, a Sony incentiva um ecossistema cada vez mais focado no digital, limitando a concorrência e elevando artificialmente os preços dos jogos digitais em relação às mídias físicas. Segundo o processo, o consumidor paga, em média, 47% a mais em versões digitais, mesmo com custos de distribuição menores. A presidente Lucia Melcherts declarou:
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“Muitas pessoas notaram que estão sendo cada vez mais empurradas para consoles ‘somente digitais’ desde a chegada da nova geração. Essas máquinas funcionam apenas com jogos digitais, sem discos. Pesquisas econômicas mostram que consumidores pagam, em média, 47% a mais por versões digitais em relação às físicas – ainda que o custo de distribuição da Sony seja bem menor.”
Ela destaca que mais de 80% dos consoles no país são PlayStation, dando à Sony poder para tomar decisões sem muita pressão da concorrência, dos desenvolvedores ou do consumidor final.
Outro ponto da ação é que, diferente da concorrência, a Sony não permite revenda de códigos digitais de jogos por lojas terceiras. Assim, jogadores só conseguem comprar títulos digitais diretamente na PS Store, ficando presos aos preços e promoções definidos por lá. Em plataformas como Xbox, revendedores podem oferecer códigos digitais por valores menores, o que não ocorre no ecossistema PlayStation desde que a Sony baniu vendas externas de códigos em 2019.
O processo alega ainda que a limitação afeta não só usuários, mas também a liberdade comercial de desenvolvedores e publishers, principalmente independentes, que são obrigados a seguir regras rígidas para descontos e promoções na PS Store. Ainda que na teoria cada publisher defina seu preço, as promoções precisam ser aprovadas e alinhadas com as campanhas promovidas pela Sony.
A primeira audiência do caso está prevista para acontecer ainda este mês na Holanda. O resultado pode ter impacto relevante para o modelo de vendas digitais não só da Sony, mas de todo o setor de videogames na Europa.