Shuhei Yoshida alerta: assinaturas podem frear inovação nos games

Shuhei Yoshida alerta: assinaturas podem frear inovação nos games

Serviços por assinatura nos games? Tendência perigosa! Veja porque Shuhei Yoshida acha esse modelo irônico para criadores.

maio 29, 2025

Shuhei Yoshida, ex-chefe da PlayStation Studios, alertou que serviços por assinatura podem causar riscos ao setor de games, especialmente para desenvolvedores menos conhecidos.

Segundo Yoshida, embora assinaturas tragam vantagens, há um ponto de perigo quando viram o único formato de consumo para o público. Ele explicou:

Cansado de pagar caro nos seus jogos ?

Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5

Jogos a partir de R$ 19,90
Entrega Imediata

“Se a única forma das pessoas jogarem jogos for através de subscrições, isso é muito perigoso, uma vez que o tipo de jogos que podem ser criados será ditado pela dona dos serviços de subscrição.”

Yoshida reforçou a importância de manter espaço para jogos inovadores de pequenos estúdios, destacando que o domínio dos grandes serviços pode inibir novas ideias.

Ele comentou ainda que, ao contrário do modelo adotado pela Microsoft Gaming, que promete todos os exclusivos já no Game Pass, a Sony aposta em lançar seus grandes títulos primeiro na versão premium e só depois no PlayStation Plus. Para Yoshida, isso garante um ciclo mais saudável para a indústria.

O ex-líder acredita que, se grandes empresas controlam o acesso aos games, a evolução do segmento pode ser prejudicada. Ele considera o método da Sony, de trabalhar com um espaço premium antes de chegar às assinaturas, mais equilibrado para os desenvolvedores e para o mercado.

Indique para seus amigos

Compartilhe
Compartilhe
Compartilhe
Compartilhe
Foto de Lucas Marçal

Lucas Marçal

Lucas Marçal, tambem conhecido como Luke Vader é CEO do Gameforfun. Youtuber e nas horas vagas gasta o tempo jogando.

Faça sua busca