A Rare anunciou mudanças importantes para Sea of Thieves em 2026. Os destaques são a chegada dos servidores privados e dos servidores personalizados pagos para o começo do ano. Hoje, o modo Safer Seas aceita só uma tripulação por servidor, mas a Rare planeja mudar isso, liberando a criação de servidores privados com múltiplos navios para grupos de amigos navegarem juntos. A desenvolvedora ainda não esclareceu se a função será gratuita ou restrita ao novo modelo pago.
Os servidores personalizados, chamados de Custom Seas, permitirão ajustar diferentes parâmetros, como desabilitar eventos aleatórios (exemplo: ataques de Kraken ou tempestades), mudar o limite de tripulantes e até gerar baús manualmente. Haverá também ferramentas usadas internamente, incluindo a câmera cinematográfica dos trailers oficiais. Esse pacote será vendido por assinatura, já que o custo de manutenção é elevado. Considerando o valor médio de assinaturas para jogos online fora do Brasil, a estimativa é que o serviço pago gire em torno de R$55 a R$70 por mês para os brasileiros.
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
No evento de apresentação, a Rare admitiu que o jogo não alcançou o ritmo narrativo e técnico desejado. Para melhorar isso, um novo modelo para temporadas foi revelado. Desde a Temporada 17, as atualizações acontecem a cada trimestre com foco diferente em cada mês: inicia com mecânicas inéditas, depois eventos online mais elaborados, e por fim, ações comunitárias com recompensas e desafios.
A Temporada 17, batizada Smugglers’ Tide, trará uma nova facção, missões de contrabando com cargas perigosas e esconderijos inéditos. O segundo mês terá evento cooperativo focado em invasão de fortalezas marítimas e, por último, os Skeleton Forts receberão navios-fantasma e a facção Dark Brethren.
A Temporada 18 será dedicada à área Devil’s Roar. A novidade é a chegada dos Dark Ancients, inimigos poderosos, além de novos santuários secretos e mudanças no sistema Emissary.
Outra novidade é o relançamento do programa Insiders, que serve para testar novidades antes da chegada oficial. Agora, não haverá mais acordo de confidencialidade, então os jogadores poderão compartilhar abertamente o conteúdo em testes.
Já foi confirmado que um novo Community Diret será transmitido em seis meses, quando a Rare pretende detalhar ainda mais sua visão de longo prazo para Sea of Thieves.