Forza Horizon 4 chegou, a desenvolvedora Playground games decidiu trazer o maior festival automotivo gamer do mundo para o Reino Unido.
Além disso uma nova proposta foi alcançada, trazer climas dinâmicos e estações do ano diversas que mudam o mapa por completo.
Apesar de essa ser a grande novidade estampada na cara do jogo, existem muitas outras novidades vindas com o novo título da série que provam novamente que a franquia Forza Horizon é sem sombra de duvida, a melhor franquia de games de corrida da atualidade.
Nós jogamos o game antecipadamente e evoluímos o máximo para te trazer o mais completo Review de Forza Horizon 4 que você vai encontrar.
Entre na sua máquina preferida, aperte os cintos e vamos viajar para o Reino Unido.
As quatro estações
Como de costume, Forza Horizon 4 já começa te mostrando ao que veio.
O game te coloca no controle de diversos super carros, que vão desde a nova McLaren Senna andando a mais de 300 quilômetros por hora em estradas durante o outono, ou mesmo utilizando uma caminhonete 4×4 andando sobre um lago congelado no inverno.
E é exatamente isso que Horizon 4 traz de novidade: as estações do ano.
O Reino Unido de Forza é gigante, linda, diversa, conta com longas estradas, amplos campos offroads, montanhas curvadas e cidades enormes.
A adição das estações do ano faz com que o mesmo mapa tenha até 4 variações que mudam completamente o gameplay em cada uma das estações.
Em Horizon 4, o Reino Unido muda a cada temporada, e assim, a jogabilidade também muda.
Enquanto no verão as pistas são secas e fáceis de serem manobradas, no inverno, o asfalto vira sabão, te fazendo “brigar” com seu carro para manter-se nas corridas.
Tudo isso te estimula a ter de adaptar-se à situação, fazendo cada corrida ser única.
Afinal de contas, a pista pode ser a mesma, mas o mapa mudou.
Gameplay melhorada
O DNA e a Gameplay de Forza Horizon continuam os mesmos: carros lindíssimos, música de qualidade e alta velocidade em um mapa belíssimo.
Tudo mantendo a qualidade dos outros jogos, com a sensação de velocidade e controle de veículos que a série Forza se preza em manter.
Uma McLaren Senna, por exemplo, é leve e rápida como uma bala, enquanto uma Lamborghini Huracan, é mais pesada e difícil de controlar.
Isso traz a sensação de que cada veículo é único e diferente, sendo um diferencial da franquia nos dias atuais.
Pouco importa se você é um jogador hardcore ou casual, você pode adaptar o jogo para a sua dificuldade, podendo fazer com que o jogo seja acessível, ou mesmo transformar ele em um simulador imperdoável de dificuldade extrema.
No fim, o jogo é totalmente customizavel, tanto em questão de HUD quanto em dificuldade ajustável.
E na opinião daquele que vos escreve, quanto mais opções, melhor.
História ? Quem precisa disso?
A história do jogo é mais para não deixar o player solto no contexto do game do que necessariamente “prendê-lo” a algo.
No Forza Horizon4 , você começa como um corredor “Zé ninguém” com o objetivo de tornar-se um ídolo do festival e ganhar corridas e campeonatos por todo o Reino Unido.
Algo simples e funcional, mas nada memorável.
Atividades para completar
Em sua jornada para tornar-se uma lenda do Horizon, você tem acesso aos clássicos eventos de corrida como: circuitos, corridas off-road, cross country, corridas de rua e corridas de estradas, como já estamos habituados.
Além disso, o jogo também traz novos modos, como as famosas Arrancadas – ou corridas de Drag para os mais chegados -, além de eventos sazonais, que são corridas que só estão disponíveis em estações específicas do ano.
As antigas listas de meta do Horizon 3 agora foram trocadas por “mini campanhas” específicas para temáticas diferentes.
Em uma campanha você será um duble de cinema e terá de fazer acrobacias incríveis em diversos eventos, enquanto em outra, você será um ícone do Drift e deve fazer os concorrentes comerem sua poeira.
Tudo isso leva a uma variedade imensa de coisas pra se fazer, sem contar com radares, rampas de salto, placas de XP, áreas de velocidade, áreas de Drift, espalhadas por todo o Reino Unido, além de celeiros com carros únicos escondidos espalhados pelo país para serem encontrados.
As famosas exibições do Horizon voltaram como aqueles mega eventos de corridas contra coisas como um Jato militar ou mesmo te transformando em Master Chief em uma fuga do próprio Halo usando Warthogs.
Estando mais épicas do que nunca, juntamente da opção de jogar com amigos, Horizon transformou-se em uma experiência online maravilhosa.
O online de Forza Horizon 4
Sobre o modo online, o multiplayer de Forza se destaca pela diversidade.
No jogo, as estações mudam a cada semana, já que, dessa vez, Forza Horizon 4 é um game totalmente online em um mundo aberto compartilhado com até 72 jogadores no mesmo mapa.
Todavia, não há razão para preocupação, uma vez que você ainda pode seguir sozinho caso desejar na opção jogar solo e offline, mostrando-se um belo lembrete de que algumas empresas ainda se importam com os consumidores que são mais “lobo solitários”.
O game pode ser jogado 100% em cooperação com amigos, em modos coop, PVP, eventos abertos em lobby e também com corridas competitivas.
Enfim, um pouquinho de Forza Horizon 4 pra todos os gostos.
Além disso, o título também introduz os novos eventos do #ForzaThon, que trata-se de uma série de desafios semanais e diários que liberam acesso a uma loja semanal com itens exclusivos para os jogadores.
A loja tem uma moeda separada e única, e que felizmente, não pode ser comprada.
A moeda é ganha somente em corridas e desafios online, tornando o jogo totalmente livre de microtransações.
O Forzathon também trás eventos por tempo limitado durante o lobby dos jogadores, marcando um ponto de encontro no mapa para que os players se juntem e se preparem para o evento.
Depois de se reunirem, o jogo inicia uma série de desafios em grupo e todos os jogadores da sessão podem participar, tendo como objetivos acumular 10 mil quilômetros de Drift, ou marcar 100 saltos em rampas em uma região específica.
Isso leva a cooperação, competição, e acima de tudo, muita diversão nesses eventos que são simples, rápidos e que te fazem interagir com outros jogadores.
Carros, casas e customizações
Além de colecionar os mais de 450 carros do título, você também pode comprar casas e lojas para ter acesso a novos locais do Reino Unido.
Uma novidade interessante incrementada é a customização de personagem.
Em Horizon 4, você tem total liberdade de personalizar o seu piloto, incluindo aspectos físicos, roupas, chapéus, trajes e até mesmo emotes, no melhor estilo Destiny.
Essa novidade só peca na falta de opções de corpo do seu personagem.
Você pode colocar uma saia dourada no corpo de um homem, mas não pode mudar o cabelo do mesmo, algo um pouco decepcionante caso você queira mais opções.
Com centenas de peças de roupas e vários emotes pra colecionar, essa é uma adição divertida para a franquia, já que agora, toda vez que você ganha uma corrida, os jogadores serão obrigados a ver seu personagem dançando do lado do seu carro, escrito “VENCEDOR” em cima do avatar criado.
Horizon te permite expressar-se lindamente, te deixando criar visuais e aprimoramentos exclusivos para seus carros e compartilhá-los com o mundo para que outros façam download, além de que você também pode tirar fotos e utilizar um drone para gravar cenas incríveis.
É bom lembrar que toda vez que alguém fazer download de uma criação sua, você ganha dinheiro por isso. Ser criativo nunca foi tão lucrativo!
Gráficos e som são destaques
Em aspectos técnicos, Forza Horizon 4 é lindo.
Os gráficos são impressionantes em todas as plataformas, especialmente no PC que lhe permite utilizar gráficos acima do setting Ultra.
No Xbox One X, você tem a opção de selecionar entre o modo Resolução ou o modo Performance, que te dá a opção de jogar em 4k a 30 quadros, ou 1080p com 60 quadros.
O som de Horizon é incrível como sempre, trazendo o áudio fiel dos carros mais desejados do mundo, com roncos de motores e derrapadas de pneus em sonorizações fantásticas.
As famosas rádios do Horizon voltam, trazendo suas playlists icônicas na Pulse, Bass Arena e TimelessClassics, além de outras rádios famosas do festival.
Infelizmente, a qualidade das playlists parece ter dado uma pequena queda, já que agora, temos músicas menos populares e em menor quantidade do que se comparada aos jogos anteriores.
Contudo, a trilha sonora do game ainda sim é extraordinária e traz um pouco de tudo para todos os gostos musicais.
Em questão de bugs, Horizon sofre de poucos problemas gráficos, incluindo algumas quedas de frames e algumas texturas sendo renderizadas.
Entretanto, o que realmente atrapalha a gameplay são as telas de carregamento excessivamente longas do multiplayer.
Enquanto no modo offline os loadings são rápidos e eficazes, no modo online, o tempo de carregamento parece ser triplicado, o que pode ser um pouco exaustivo.
Por exceção a este fator, o jogo é livre de bugs e oferece uma experiência polida e bem feita, típica do padrão Forza de qualidade.
Forza Horizon 4 vale a pena?
Forza Horizon 4 chega com tudo, trazendo belos gráficos, carros encantadores, músicas harmoniosas, tudo incluso em um mapa imenso do Reino Unido com 4 estações diferentes que podem ser consideradas como 4 mapas distintos.
Juntamente com diversas opções de corrida, personalização de carros, personagens e eventos, Forza ainda inova com seu mundo aberto online e sua competitividade espirituosa no modo multiplayer.
O game promete jogatinas por meses e meses.
Em suma, trata-se de uma obra-prima dentre os títulos de seu gênero, sendo um dos melhores jogos de corrida da atualidade.
Seja simulador ou arcade, Forza Horizon 4 tem o que você procura.
Você pode comprar seu Forza Horizon 4 com um preço imbatível no Gameforfun.