Far Cry New Dawn foi anunciando em dezembro de 2018 durante a Game Awards e pegou muita gente de surpresa, inclusive eu.
A proposta do game era dar uma sequencia direta a Far Cry 5 e não seria exagero chamar esse game de Far Cry 5.1
Isso não é necessariamente ruim, aqui no Gameforfun nós demos a nota 9.4 para Far Cry 5 por seu desempenho em trazer uma nova história e muita diversão coop.
A pergunta que eu pretendo responder esse Review de Far Cry New Danw é: Vale realmente a pena jogar o novo game da franquia?
Chegou a hora de saber a verdade sobre Far Cry New Dawn.
A história de Far Cry New Dawn
Como eu disse, Far Cry New Dawn é um jogo honesto no tocante á deixar claro para o público que ele é sim uma sequencia direta de Far Cry 5.
A história começa 17 anos após os eventos de seu antecessor e no contexto do jogo você está em um mundo pós-apocalíptico que tem novas regras e nem todas são boas.
Um novo grupo de inimigos surgiu, os salteadores liderados por duas irmãs sanguinárias chamadas Mickey e Lou.
Vale destacar a qualidade que a Ubisoft tem para criar vilões, as gêmeas como são conhecidas apresentam uma boa narrativa e o desempenho delas como vilãs é realmente bom, mas é curto.
A cereja do bolo fica pela performance de Joseph Seed, sim, o pai está de volta mais completamente mudado por eventos que aconteceram nos últimos 17 anos.
Você ficará responsável por novamente viabilizar Houpe County e liberar o povo dos domínios dos salteadores. Para isso você terá que evoluir sua base de operações que no jogo é chamada de “prosperity”.
Um final para a história dos Seeds
O que me deixou mais feliz em Far Cry New Dawn foi que a Ubisoft finalmente colocou um fim digno para a jornada do pai (Joseph) e fechou todas as pontas soltas que foram deixadas em Far Cry 5.
Apesar disso e talvez, por causa disso, a história de Mickey e Lou não é tão relevante nesse jogo, sim elas são boas vilãs como eu disse acima mas eu fiquei com um gostinho de “quero mais” da história das duas.
A unica critica que eu tenho para fazer sobre a história de Far Cry New Dawn é que assim como em seus antecessores, o seu personagem não tem carisma, ou seja, você é novamente “alguém” que vai salvar o dia.
A Ubisoft faz isso com bastante frequência em seus jogos e confesso que isso não me agrada muito, a julgar pelo trabalho que ela faz com seus vilões, eu acredito que o seu personagem poderia ser trabalhado de uma forma melhor com sentimentos, falas dignas e um motivo real.
Gráficos e ambientações
Eu gosto bastante do trabalho que a Ubisoft faz em seus games quando o quesito é gráficos, level design, beleza e etc…
Nunca me canso de falar que os jogos da empresa me encantam nesse fator, é o caso de Wildlands, Assassin’s Creed, Far Cry 5 e agora Far Cry New Dawn.
O pano de fundo continua sendo Hope County, mas agora existe mais cor e vida em todos os lugares, tudo isso com muitos tons de rosa, vermelho, verde e azul.
Se você jogou Far Cry 5 você vai perceber logo de cara que New Dawn reaproveita o mapa dele, sem grandes melhorias o que não é necessariamente ruim, visto que Far Cry 5 faz um trabalho ótimo nesse quesito.
Com uma certa frequência você vai se pegar admirando alguns dos locais de Hope County e pensando: “Como esses caras conseguem fazer um mapa grande e tão lindo?”
Gameplay
Em vários aspectos o gameplay de Far Cry New Dawn merece um bom destaque, alguns deles são coisas ruins outras coisas boas, então fique atento a esse que é um dos principais itens de uma review.
Vale salientar que eu joguei o game com 4 dias de antecedência graças á assessoria de imprensa da Ubisoft que, gentilmente, me mandou uma cópia de acesso antecipado do game.
Isso por um lado foi bom, pois eu pude fazer a minha análise perfeccionista do jogo com mais tempo, por outro lado, os dias de acesso antecipado fizeram eu ver bugs que depois do path do dia 1 deixaram de existir.
Assim como vários outros aspectos do game, New Dawn é bastante parecido com Far Cry 5, sendo assim, você já sabe que a mecânica de FPS do jogo é muito equilibrada e divertida.
Dificuldade aumentada
Uma coisa que eu percebi logo de cara é que, mesmo em dificuldades mais baixas, Far Cry New Dawn é realmente muito mais difícil que os outros jogos da franquia.
Não seria errado dizer que em alguns aspectos a IA é bastante desequilibrada para o lado mais difícil, isso não chega a ser um problema se você gosta de desafios reais.
Vale salientar que a missão de desfecho contra as gêmeas, a tomada de bases para conseguir etanol e as expedições apresentam um nível de dificuldade muito desafiado, principalmente se você estiver fazendo speed run para zerar o game.
Em especial a missão das gêmeas eu só consegui terminar com a ajuda de um amigo, tentei por algumas horas fazer sozinho até realmente ver que não dava.
Dito isso, se você gosta de um jogo com autos índices de desafio, Far Cry New Dawn foi feito para você!
Mais RPG do que nunca
Não é de hoje que a Ubisoft vem guiando seus jogos para um estilo mais RPG em Far Cry New Dawn essa mudança fica muito clara com as classes de armas.
Todas as armas do jogo agora são divididas em classes o que deixa mais claro os motivos para você evoluir, recolher sucata e tentar a todo custo conseguir mais etanol para evoluir sua base e sua mesa de criação.
As habilidade também darão a você novas vantagens durante a gameplay e alguns lugares só poderão ser tomados depois de você conseguir uma boa quantidade dessas vantagens.
No total você terá 30 habilidades (que no game se chamam vantagens) para desbloquear e melhorar seu gameplay.
Microtransações?
Far Cry New Dawn tem uma loja para que você compre itens que te darão vantagem no Gameplay, isso não chega a ser um problema visto que o jogo não tem um modo PVP.
Infelizmente, por ter uma IA desbalanceada para o lado difícil em algum momento do game pode ser que você tenha que comprar uma arma.
Vou me usar como exemplo, eu zerei o jogo 2 vezes, na primeira vez, tive que fazer um speed run e por isso não me dediquei tanto a coletar itens e evoluir minha base.
Quando cheguei na luta contra as gêmeas eu travei, era praticamente impossível passar delas com as armas que eu tinha no jogo.
Isso porque você terá que evoluir bastante a sua base antes de começar a conseguir construir boas armas, para isso terá que coletar muito etanol e essa não é uma das coisas mais fáceis de se fazer.
Por isso confesso que na primeira vez que zerei o jogo eu tive que comprar uma arma para a batalha final. Nesse caso deixo uma dica para você, se quiser zerar o game, antes, evolua muito a sua mesa de criação de armas.
Zerar sozinho e zerar em coop
Uma mecânica adotada pela Ubisoft desde os jogos anteriores não faz qualquer sentido para mim. A evolução do seu Gameplay em modo Coop.
Veja, uma das coisas mais divertidas do Far Cry 5 e do Far Cry New Dawn é justamente jogar em coop com seus amigos.
Infelizmente sua evolução não é salva quando você faz as missões em coop com um amigo e ele é o host. Ou seja, se você zerar Far Cry New Dawn no save do seu amigo, você terá que fazer isso novamente no seu save.
Infelizmente eu descobri isso muito tarde o que me fez jogar o game 2 vezes. Por favor Ubisoft pare com isso, é chato, contra-intuitivo e faz o Coop perder um pouco a razão de existir.
Fora isso, o gameplay em coop é o que eu mais gosto do jogo.
Expedições, caça ao tesouro e armas de aluguel
Pela primeira vez na série Far Cry, você poderá sair dos locais normais do jogo e explorar novas áreas com desafios reais.
Essas são as expedições, missões que te darão um loot realmente bom e que apresentam 3 níveis de dificuldade no game.
No total são 7 expedições já disponíveis no lançamento, não sei ao certo se no futuro a Ubisoft vai lançar novas expedições mas posso garantir que as que já estão disponíveis vão fazer o “end game” ter muito mais sentido.
Além disso você também terá uma lista de personagens (armas de aluguel) que poderão ser desbloqueados para jogar com você no modo solo, nós falamos sobre cada um deles nesse guia.
Junte isso aos 10 tesouros que estão escondidos em Hope County e você terá ótimos motivos para continuar jogando Far Cry New Dawn por um bom tempo.
Vale salientar que Far Cry New Dawn tem um preço bastante reduzido o que torna a compra do jogo ainda mais atrativa para quem gosta da série.
Uma dublagem de respeito
Praticamente todos os jogos da Ubisoft tem um ótimo trabalho de dublagem e localização para o Brasil, em Far Cry New Dawn isso não é diferente.
A dublagem do jogo cumpre seu papel com bastante eficiência e os destaques vão para Joseph Seed e o Hurk que na minha opinião são as melhores dublagens do jogo.
Mickey e Lou também apresentam um ótimo trabalho de dublagem mas como a participação delas é restrita, eu fiquei com um gosto de quero mais.
Far Cry New Dawn vale a pena?
Se você jogou e zerou Far Cry 5 a resposta é SIM! Far Cry New Dawn é um jogo que você definitivamente deveria jogar, pois ele coloca tudo em pratos limpos e dá um final bastante interessante para a trama de Joseph Seed.
Se você não jogou o game anterior, você também poderá ter uma boa dose de diversão, você não chegará a ficar perdido nos eventos de New Dawn, pois o jogo faz um bom trabalho te explicando o que aconteceu, mas se puder jogue Far Cry 5 antes.
Far Cry New Dawn está a vendo no Gameforfun para Xbox One e PS4 e você pode comprar com um preço imbatível clicando aqui.