Hoje estou aqui para falar sobre The Crew o MMO de carros criado pela Ubisoft que tinha como objetivo mudar radicalmente a forma como os jogos de corrida são vistos. A pergunta é, será mesmo que The Crew é tudo o que a Ubisoft anunciou ou estamos novamente diante de um game hypado?
A história por trás de The Crew
Não dá para negar que o erredo de The Crew é bem batido, eu mesmo já vi o finado Paul Walker fazer o que Alex, o protagonista do jogo faz, basicamente ele deve se infiltrar em uma gangue de pilotos de corrida / traficantes / assaltantes / assassinos de irmãos mais velhos.
Além disso essa gangue chamada de 501 tem como testa de ferro um agente corrupto do FBI chamado Coburn e um outro delinquente chamada Dennis Jefferson também conhecido como Shiv. Os dois foram responsáveis pela morte do irmão de Alex e além disso ainda o encriminaram e fizeram ele apodrecer 5 anos em um prisão estadual.
Com esse pano de fundo, Alex é procurado por ZOE uma agente especial que quer a cabeça de Coburn e de quebra oferece a liberdade e a oportunidade de vingança a Alex contra os dois caras que destruíram sua vida.
O desenrolar da história.
Confesso que joguei pouco mais de 35% do jogo para fazer essa análise, até porque The Crew tem um dos maiores mapas ja criados para um jogo de videogame e seria impossível terminar o jogo em 4 ou 5 dias.
Porém ainda sim deu para peceber que mesmo não podendo controlar o personagem fora do ambiente de corrida o jogo desenvolve bem a história de Alex e sua busca por entrar na gange 501.
O Game tem diálogos que esclarecem muitas coisas e depois de um certo tempo você consegue sim se envolver na história. Com suas conquistas nas pistas de todo o país Alex passa a ganhar o respeito da gangue e assim aumenta suas chances de ajudar na captura de Coburn e também em sua vingança pessoal contra Shiv.
Assim como eu se você quiser saber o final dessa história vai ter que passar horas dirigindo por todo os Estados Unidos, afinal é disso que se trata um jogo de corrida certo?
The Crew tem o maior mapa já criado para um jogo de nova geração!
Sinceramente eu não sei qual é o maior jogo já criado na história dos games, porém um coisa posso garantir The Crew tem o maior mapa da nova geração com certeza.
A Ubisoft mandou bem nesse quesito, se você achava que Los Santos era grande você realmente tem que jogar The Crew para ver que ela caberia em um bairro de uma cidade qualquer.
Calma, não estou comparando GTA V com The Crew, até porque isso seria uma idiotice. Os dois jogos são totalmente diferentes, mas a imensidão criada pela Ubisoft em The Crew me deixou de boca aberta.
As principais cidades dos Estados Unidos foram recriadas no jogo, não sei se em escala real, porém com certeza eles cuidaram de cada detalhe do jogo.
É óbvio que estamos falando de um jogo de videogame de mundo aberto e isso pode trazer alguns pequenos erros, porém no geral o mapa de The Crew além de imenso é absurdamente lindo. Eu fiz uma viagem de Seatle a Nova York e passei por diversos estados e paisagens, acredite, essa viagem durou mais de 1 hora e vinte minutos e para quem esperava jogar um game de corrida isso é ótimo.
Como funciona a Tunnagem no The Crew?
Ok Lucas blz, mas eu quero saber se vou poder colocar neon no meu carro e sair por ai para pegar nas novinhas…
Calma pequeno Padwan, quando o assunto é personalização The Crew não chega nem perto de Forza MotorSport, porém você tem sim boas opções para personalizar seu carro e deixar ele com a sua cara.
A grande questão aqui é a forma como The Crew apresenta essas opções, você não vai poder pegar um carro de rua e trasforma-lo em um super carro para Rally, em The Crew se você quiser fazer isso vai ter que comprar um modelo variado do mesmo carro que permite fazer esse tipo de modificações.
Isso é um pouco chato, até porque você tem que andar bastante e ganhar muitas corridas e desafios para ter dinheiro para comprar o carro, mas como eu disse acima, The Crew é um jogo de corrida e correr é o que você deve fazer.
Contudo esse formato escolhido pela Ubisoft não me agradou muito e fez o jogo perder alguns décimos na minha nota final.
Ainda falado sobre personalização e tunnagem do carrro, você pode mecher praticamente em tudo no carro, desde colocar novas rodas, suspenções, aérofólios e o caramba até personalizar a parte interna do carro.
Confesso que fiquei um bom tempo para decidir essa parte da personalização isso porque eu gosto muito de jogar com a camera interna de jogos de corrida então um toque especial no interior do carro era necessário.
A quantidade de carros disponíveis para compra também não me agradou muito, porém como eu disse eu joguei pouco mais de 35% da campanha do jogo e talvez tenha mais carros me esperando quando eu terminar essa análise e voltar correndo para The Crew.
A possibilidade de testar os carros antes de comprar também me agradou muito, não sei se ja foi usado em outros jogos de corrida mas para mim foi bem legal poder testar (bastante) todas as possíveis máquinas disponíveis no jogo, no final acabei ficando com um Dodge Challenger SRT8 392 um maquina capaz de me deixar empolgado com sua braveza.
E os elementos de MMO? Realmente existe?
Eu acredito que parte das notas baixas que The Crew vem recebendo da “Imprensa especializada” deve-se a dois fatores, o primeiro é uma certa birra que a industria pegou da Ubisoft esse ano, o segundo com certeza foi a falta de elementos reais de MMO no jogo.
Tirando poucos ajustes que você pode fazer na parte de pontos de privilégio não existe nada muito abrangente e novo que The Crew tenha trazido para o mercado, isso foi um erro e talvez esteja custando um pouco caro agora que as análises começaram a pipocar na internet.
OS Gráficos afinal é disso que se trata um game certo? Nem sempre!
Se gráficos fossem o quesito mais nobre dos jogos Mario Kart não seria eleito o melhor jogo de corrida de 2014, mas nesse quesito The Crew deu um show. As paisagens são de tirar o folego e tenho certeza que você vai querer fazer longas viagens só para poder contemplar toda a maginitude criada pela Ubisoft em The Crew.
Eu deixo aqui duas dicas para você, viaje para Las Vegas de noite e para Nova York na parte da manhã, é lindo! Os carros obviamente são muito bem modelados e isso não poderia ser diferente.Em algun momentos do jogo é possível perceber uma pequena queda de taxa de frames, porém isso não interfere na experiência do jogo de forma negativa.
A direção de arte do game me impressionou, depois de jogar por algumas horas procurei alguns lugares que passei no jogo no Google Street e não e que eles realmente se pareciam bastante!
Jogabilidade Arcade ou Simulador?
Talvez eu esteja negligenciando esse quesito no resultado do mal humor de quem fez review do The Crew, muita gente simplesmente não gosta de jogos de corrida com jogabilidade arcade, e sim, The Crew não é um simulador de corrida ele segue mais o estilo Need For Speed.
Eu sinceramente prefiro jogos assim, talvez por isso tenha gostado tanto do jogo, porém nem tudo são flores na jogabilidade, alguns bugs meio bizarros acontecem como por exemplo quando você bate de frente com outro carro e seu carro funciona basicamente como um aríate jogando o pobre coitado para o lado.
Ou quando você em uma crise destrutiva decide correr feito um piloto de forma 1 e bater de frente com uma árvore mas descobre que na verdade aquilo era mais um holograma, ok isso é chato, mas não tira o brilho do jogo.
Trilha sonora discreta
Outro quesito que poderia ser melhorado é o da trilha sonora, mas antes vale ressaltar que The Crew não tem versão dublada em Português oferecendo apenas a função de legendas em nosso idioma.
Mas voltando a trilha sonora ela é bem discreta, você até pode alterar entre algumas rádios porém não é nada que vá te impressionar muito, esse foi um erro grave ao meu ver, visto que nada melhor que uma boa trilha sonora para fazer viagens tão longas…
Atravesse os Estados unidos na raça ou faça uma viagem rápida.
Esse é outro ponto negativo do jogo ou que talvez não tenha sido entendido da forma correta.
Veja bem, The Crew é um MMO de carros então subentende-se que você deverá dirigir bastante certo? Não para algumas pessoas
Muita gente está reclamando que para usar a chamada viagem rápida é preciso passar antes pelo destino desejado, então eu pergunto: Se você não queria dirigir bastante porque diabos comprou um jogo de corrida?
Bom deixando minha revolta de lado, como eu disse acima para fazer as viagens rápidas é preciso que você já tenha passado pelo destino desejado então prepare-se para dirigir muito, muito mesmo!
The Crew vale a pena?
A minha nota final para The Crew é um louvável 8.5, só não dei uma nota maior pois realmente o jogo apresenta alguns pequenos erros que poderiam ter sido corrigidos com uns 2 ou 3 meses a mais de desenvolvimento.
O fato é que realmente esse ano a Ubisoft caiu na lista negra dos especialistas de games.
Se você procura um jogo de corrida com elementos suaves de MMO e entende que para isso vai ter que dirigir bastante The Crew é um jogo para você, agora caso você queira comprar um jogo de corrida e não dirigir aconselho a você comprar um outro jogo qualquer.