Call of duty black ops 4 volta em 2018 com o quarto jogo da série, trazendo novidades e mudanças na gameplay, mas sem perder a identidade conquistada ao longo do tempo da franquia.
As novidades não são poucas, enquanto algumas outras coisas que foram criticadas em jogos anteriores saíram.
Além disso, a empresa está apostando no que está dando mais certo atualmente no mercado de games mundial.
Agora vamos contar como foi nossa experiência jogando Call of Duty: Black Ops 4. Daremos os pontos positivos, negativos, e obviamente, se vale a pena comprar o game.
Preparado soldado? Então pegue suas armas e vamos começar.
Sem campanha single player
Call of Duty: Black Ops 4 chega apostando todas suas fichas na jogatina multiplayer, se você estava habituado a jogar o modo história, ou pensava em comprar o game pra jogar um modo single player, é bom esquecer essa parte.
A empresa optou por não fazer uma campanha justamente para focar totalmente nos modos multiplayers.
O mais perto de um modo história que temos no jogo é o QG de especialistas.
Esse modo é basicamente o tutorial do jogo, nele você poderá pegar especialista por especialista para testar e aprender todas as suas mecânicas, habilidades, e ainda saber da história de cada um deles.
Nesse modo você terá cutscenes contando essas histórias, ressaltando que a qualidade das mesmas é impressionante, tanto graficamente quanto pela brutalidade.
Membros decepados, sangue e linguagem pesada estão presentes nesse momentos.
O jogo inclui a opção de desabilitar esse tipo de conteúdo brutal caso seja um incômodo para o player.
Todavia, ao mesmo tempo em que as animações são encantadoras, foi desanimador notar que isso poderia ter sido usado para uma campanha single player incrível, e não foi.
O fato do jogo não ter modo história, é completamente compreensível, uma vez que atualmente os jogos multiplayer têm um foco maior no mercado de games e até mesmo na escolha dos jogadores na hora da compra.
Contudo, essa decisão pode não agradar os fãs de campanhas single player dos jogos anteriores da série.
Classes de especialistas
Sobre os Especialistas, o jogo conta com 10 personagens.
Cada um deles contém uma especialidade para ataque, movimentação ou defesa.
Você pode escolher um especialista que usa uma simples granada, ou até mesmo um que tenha um cachorro como aliado e irá auxiliará-te no abate de inimigos.
Trata-se de adaptação e escolha de quem está jogando. A variedade torna a jogabilidade interessante visto que torna o game menos entediante, além de instigar seu aprendizado com outros estilos de táticas.
Gameplay melhorada e com o pé no chão
A gameplay do jogo continua bastante semelhante com o que foi visto até então na série, porém, algumas mudanças ocorreram.
Agora o jogo está mais lento, se considerar o fato de que será necessário curar-se manualmente, ou manter-se acobertado para proteger-se de ataques.
A dificuldade em eliminar um inimigo rapidamente também aumentou.
O medidor de vida dos oponentes está maior e demora mais para zerar.
Era bastante comum nos CoDs anteriores que quem atirasse primeiro conseguiria vencer a batalha, mas em Black Ops 4, avistar o inimigo primeiro não garantirá o abate.
Isso torna-se algo positivo, pois dá chance de recompensar o jogador que mira melhor, e não quem atira primeiro, além de que o jogo está muito mais pé no chão, sem os famosos saltos pelas paredes.
A diversificação de tipos de arma é uma característica que se mantém, o recuo das armas continua sendo baixíssimo, característica já famosa da série.
Em questão de design, os mapas são bonitos, permitindo aventuras na mata, neve, cidades, navio, arena de gladiadores e até mesmo em baixo d’água.
Por fim, como era de se esperar, o jogo é absurdamente lindo como todos os outros jogos da franquia Call Of Duty.
Battle Royale de Call Of Duty Black Ops 4
O game foi dividido em multiplayers convencionais, isso já é de praxe na saga.
Os modos são: Mata-mata em equipe , Mata-mata solo, Controle de bandeiras.
No modo assalto, é necessário resgatar o dinheiro e levar até o ponto de extração.
No modo Baixa confirmada, que já é conhecido de jogos anteriores, você deve eliminar oponentes e coletar as placas de identificação.
A grande novidade é sem dúvida o modo Blackout, que é o novo modo battle royale para 100 pessoas, nele todos irão cair em uma ilha em busca de armas e equipamentos para lutar pela sua sobrevivência
O blackout muda tudo
Com o sucesso de outros jogos do mesmo gênero, como PUBG e Fortnite, o modo Blackout encaixa-se bem entre o extremo realismo de PUBG, e a forma cartunesca de Fortnite.
O modo blackout aproxima-se mais de PUBG, entretanto, com algumas diferenças que o torna mais divertido e menos simulador.
O jogo permite pular de locais altos sem tomar dano, pois seu wingsuit ativa-se automaticamente.
Outro exemplo seria os itens de aprimoramento de personagem inusitados, como o item paranoia, que avisa quando está na mira de um oponente, ou o item looter, que mostra munições e armas através de paredes.
Existe até um monstro no cemitério da ilha que pode te eliminar. Além disso, diferente de outros battle royales, existe a possibilidade de movimentar-se no mapa com veículos aéreos.
O famoso modo zombies
O último modo jogável em Black Ops 4 é o modo zumbis, nele será preciso enfrentar zumbis que pioram a cada horda.
Além de preocupar-se com as criaturas mortas-vivas te perseguindo, será necessário entender o mapa e seus enigmas para melhorar suas armas, e claro, sobreviver.
Apesar de este modo ser basicamente o mesmo de outros CoDs, ele também traz novidades, como é o caso das customizações, elas te permitem escolher armas e itens consumíveis.
Além disso eu destacaria as melhoria de gráficos e mapas com nível de design bastante superiores aos jogos anteriores.
Obviamente existem pontos negativos, como quando algumas texturas que demoravam para carregar, momentos em que mostrava-se a jogada da partida e o personagem bugava.
Alguns problemas também ocorreram para encontrar partidas no modo blackout (que melhorou depois de alguns dias do lançamento), o modo zumbis e Blackout do jogo fechou sozinho algumas vezes, além de algumas desconexões.
São erros que podem acontecer em jogos baseados 100% no online.
Vale a pena comprar Call of Duty Black Ops 4?
Black Ops 4 chegou com uma proposta clara de infiltrar-se na onda de battle royales bastante atual, mas sem esquecer das origens de multiplayer com diversos modos conhecidos.
Apesar de trazer vários modos já muito clássicos, o modo Blackout e algumas mudanças na gameplay trouxeram uma sobrevida ao jogo e certamente farão a vida útil do game aumentar.
O ponto negativo foi eliminar o modo história, o que fará o game ser dispensável para um grande público já afeiçoado em boas narrativas.
Caso curta jogos multiplayers online de tiro, certamente vale a compra de Black Ops 4, ele renderá muitas horas de diversão pela variedade de modos proporcionada e solides adquirida em outros capítulos da franquia.