Dois eventos são recorrentes no últimos anos, o Papai Noel não aparece no dia 25 de dezembro e a Ubisoft vai lançar um novo Assassin’s Creed!
Calma não entenda essa minha brincadeira inicial como algo pejorativo pois hoje eu estou deixando de lado o pensamento coletivo pessimista e analisando com bastante carinho o novo jogo da Ubisoft, Assassin’s Creed Syndicate.
Depois de adotar uma política de lançamentos anuais a série Assassin’s Creed ficou um pouco desgastadas e desacreditada, os fãs mais antigos com frequência torcem o nariz quando o assunto é um novo jogo da franquia mas será mesmo que Syndicate não tem nada de bom para oferecer?
Eu gosto muito de jogar os games da série, a oportunidade de aprender um pouco sobre a história me fascina bastante e isso não será diferente em Assassin’s Creed Syndicate.
Contexto Histórico do jogo
Assassin’s Creed Syndicate se passa em Londres (Reino Unido) durante o reinado da rainha Vitória na era vitoriana que vai de 1837 a janeiro de 1901, Este foi um longo período de prosperidade e paz para o povo britânico.
Essa também foi a época em que se consolidou a revolução industrial que mudaria o mundo para sempre e também foi uma época onde grandes invenções foram criadas, como por exemplo a lampada criada por Thomas Edison, o telefone e tantas outras invenções importantes.
No game você controla os gêmeos Evie e Jacob Frye dois irmãos assassinos que pretendem libertar Londres das mãos de Crawford Starrick um templário que controla todos os pontos de corrupção da cidade.
Personalidades diferentes
Apesar de serem gêmeos Evie e Jacob tem objetivos diferentes, Jacob deseja criar uma gangue para libertar Londres chamada Os Hooks enquanto Evie está atras de um artefato mágico que se usado para o mal pode dar grandes poderes a Crawford Starrick e seus capangas.
A diferença entre os dois vai muito além de suas personalidades, Evie é mais focada em missões no estilo Stealth enquanto Jacob é o personagem da força bruta.
Cada personagem tem uma arvore de habilidade separada e que facilita na hora de aperfeiçoar suas características pessoais.
Sistema de combate
O sistema de combate evoluiu significativamente se tornando mais viscerais e violentos, você pode espancar um inimigo com um soco inglês ou se preferir pode estripa-lo usando um cajado que se transforma em uma adaga de mão.
Em termos gerais o combate funciona bem e ao adquirir novas habilidades você vai aumentar ainda mais a carnificina do game.
Pontos fortes do jogo
A melhor coisa de Assassins Creed Syndicate com certeza é o seu enredo, como era de se esperar de um jogo da série ele é denso e cheio de informações históricas interessantes.
A adição de um arpão ao estilo Batman para que você suba os prédios ajudou um pouco na movimentação tornando ela mais rápida do que nos jogos anteriores.
A possibilidade de trocar entre Evie e Jacob permite que você crie estratégias diferentes para cada momento do game. Precisando entrar em algum lugar sem ser visto? Use as habilidades furtivas de Evie.
O caso é enfiar a porrada em uma gangue de valentões? Jacob pode dar conta disso e muito mais.
A cidade de Londres foi recriada muito bem, para os que são mais atentos a artes fica fácil perceber a arquitetura da era vitoriana. A iluminação do jogo é muito bem feita inclusive na troca entre estações do dia.
A trilha sonora também merece destaque, em todos os momentos de maior ação você se sente confortável com a musica que ajuda você a imergir ainda mais nas aventuras dos irmão Frye
As side-quests de Charles Darwin dão uma direção interessante para a história do game. A dublagem em português é boa quando você analisa apenas a interpretação dos atores/dubladores.
Em alguns casos a sincronização labial dos personagens é mal feita e apresenta sérios problemas porém os dubladores fizeram um trabalho digno com praticamente todos os personagens do jogo.
Pontos fracos do jogo
Infelizmente alguns dos principais erros dos antigos jogos da série estão lá, subir em prédios depois de um tempo acaba ficando bem entendiante, em vários casos você acaba ficando bugado em algum lugar o que causa uma grande irritação principalmente quando você tem que entrar em uma janela sem ser visto.
Um Bug estranho acontece quando você se aproxima de uma multidão e percebe que na verdade eles estão falando em inglês mas isso não é nada que vá atrapalhar quem tem dificuldade com inglês pois no geral são frases sem sentindo para a trama do jogo.
Os combates dentro de ambientes fechados são sofríveis, a câmera do seu personagem buga constantemente e em alguns casos você pode ficar preso em um canto do mapa e só sair de la depois que reiniciar o jogo.
Dirigir as carruagens do game é tão sofrível quando dirigir carros em Watch Dogs, sinceramente a Ubisoft deveria ser proibida de colocar automóveis de qualquer espécie em seus jogos, a empresa definitivamente tem sérios problemas com isso.
Em um ano cheio de grandes lançamentos como Batman Arkham Knight, Metal Gear Solid V The Phantom Pain, The Witcher 3 e tantos outros Assassin’s Creed Syndicate terá um papel de coadjuvante no mercado.
Vale a pena?
Assassin’s Creed Syndicate é um jogo divertido, não podemos negar que a Ubisoft trabalhou melhor nesse jogo, a adição de um arpão para se movimentar no jogo ajudou bastante, o jogo é bonito, tem um bom enredo e a trilha sonora é digna de um jogo desse tipo. Trocar entre os personagens possibilita criar estratégias distintas em várias missões do jogo e isso é divertido.
Mesmo assim o jogo apresenta alguns dos erros que vem fazendo os fãs da série questionar lançamentos anuais da franquia.
Chegou a hora da Ubisoft pensar um pouco sobre dar um tempo, quem sabe 2 ou 3 anos na geladeira não de tempo para a empresa pensar algo realmente divertido para os fãs da série, porém, se você é um grande fã das histórias criadas pela Ubisoft tenho certeza que esse jogo pode te agradar bastante.