A PlayStation anunciou uma nova parceria com a AMD para o desenvolvimento do PS6, centrada no chamado Project Amethyst. O objetivo é elevar o uso de machine learning em gráficos e recursos dos jogos, buscando romper limites do que hoje é possível em consoles.
Mark Cerny, arquiteto do PlayStation, e Jack Huynh, executivo da AMD, se encontraram recentemente para alinhar o projeto. Nas palavras de Huynh:
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
Project Amethyst é um esforço de coengenharia entre PlayStation e AMD focado em inovações de gráficos e gameplay baseados em machine learning, construído com dois objetivos centrais.
O primeiro foca na criação de uma arquitetura otimizada para cargas de trabalho de inteligência artificial. O segundo objetivo mira desenvolver redes neurais capazes de elevar o padrão gráfico de games em tempo real.
O uso de machine learning promete melhorar resoluções e taxas de quadros, aliviando a pressão sobre o hardware tradicional. Soluções como PSSR, que estrearam no PS5 Pro, são apostas da Sony e devem ganhar força no novo console.
Jack Huynh complementa:
Não é só teoria, é uma realidade co-desenvolvida. De avanços em hardware a software, já entregamos soluções mais inteligentes e eficientes como a Super Resolution no FSR 4. Estamos abrindo caminho para geração de quadros baseada em machine learning e Ray Regeneration no FSR Redstone.
Segundo ele, o potencial dessa tecnologia é “enorme”, e a equipe está orgulhosa dos feitos alcançados até agora.
A expectativa é que o PS6 utilize todo esse poder para extrair o máximo de desempenho e eficiência possível, abrindo portas para inovação gráfica e fluidez nos jogos.
Rumores apontam ainda para um possível portátil da família PS6, supostamente compatível com jogos de PS5. A tecnologia como o PSSR pode ter papel fundamental para tornar essa experiência viável em dispositivos móveis sem comprometer desempenho ou qualidade visual.
Assim, a Sony demonstrou que está apostando forte em machine learning para definir o futuro dos videogames com o PS6.