A Epic Games vai liberar a tecnologia de IA do Darth Vader para os criadores de Fortnite em breve. No evento State of Unreal 2025, a empresa apresentou o novo recurso chamado Persona Device, que chega ainda este ano pelo Unreal Editor for Fortnite (UEFN). O Persona Device permite aos jogadores criar NPCs personalizados, com vozes, conhecimento, objetivos, traços de personalidade e respostas próprias.
Durante a apresentação, Andrew Grant, vice-presidente da plataforma de criação, e o designer Andrew Ruffini demonstraram ao vivo uma IA chamada Mr. Buttons, um personagem exigente e sarcástico. Foi dito:
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
“Estamos levando tudo que aprendemos com o Darth Vader e compartilhando a tecnologia de base com a comunidade de criadores.”
Nas demonstrações, a IA respondia com diversas emoções, mostrando as possibilidades do Persona Device. A novidade chega após a polêmica do Darth Vader de IA, lançado em maio com voz baseada digitalmente no ator James Earl Jones. Usuários descobriram maneiras de fazer a IA xingar, o que forçou a Epic a atualizar rapidamente o sistema.
O uso da voz digital de James Earl Jones gerou reação do sindicato SAG-AFTRA, resultando em uma queixa trabalhista contra práticas consideradas injustas da empresa no uso do recurso de IA.
Com a chegada do Persona Device, a Epic Games dá ainda mais poder aos criadores de Fortnite para montar NPCs únicos e imersivos — o que deve gerar ainda mais experimentações e atenção tanto da comunidade quanto de entidades defensoras de direitos autorais.