MindsEye: o inovador jogo futurista mistura tecnologia e distopia no deserto

MindsEye te joga em uma distopia tecnológica onde Las Vegas e drones se encontram. Prepare-se: o futuro é cyberpunk de areia!

junho 5, 2025

MindsEye, novo jogo de ação-aventura do estúdio Build A Rocket Boy, é ambientado em Redrock, uma metrópole tecnológica do futuro próximo. Nesse cenário, drones e robôs automatizam a rotina, mas a vigilância da Silva Corp e as tempestades no deserto trazem tensão constante. Os desenvolvedores combinaram natureza e tecnologia para criar um universo marcante, centrando o design em três pilares: uma versão realista da Americana futurista, tecnologia avançada e impactos graves de mudanças climáticas. Esses fatores moldam tanto o visual quanto os personagens.

Redrock é dividida em distritos distintos, marcada por influência corporativa e presença de IA e máquinas em quase tudo, de veículos a robôs de manutenção. Protagonistas como Jacob, Seb e Rigby trazem essa ambientação para o enredo, enquanto o clima extremo mexe não só com o ambiente, mas também com a narrativa e a vida dos habitantes. O time evitou se inspirar em cidades inteligentes reais, preferindo uma distopia no deserto — um contraste entre alta tecnologia e a natureza árida, sempre instável e visualmente marcante.

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O estilo visual é definido como “Futurismo Fundamentado”. O objetivo era entregar algo inovador, mas sem perder o vínculo com a realidade. Segundo a equipe, o visual de Redrock tem grande inspiração em regiões dos Estados Unidos como Nevada e Las Vegas, inserindo pontos de referência, veículos, empresas fictícias e diferentes grupos sociais no contexto da cidade.

No aspecto narrativo, o jogo aborda temas como IA, grandes corporações, egos inflados e vigilância. Mas a principal ambição é, segundo o estúdio, criar uma experiência divertida e memorável:

“Queríamos fazer um jogo bom e inesquecível. Simples assim.”

O mundo MindsEye é reativo às ações do jogador. Motoristas fogem ou revidam tiros, o tráfego responde a acidentes e muitos espaços internos podem ser explorados e modificados via Build.MindsEye — com promessas de conteúdo extra após o lançamento.

O ponto de partida da história veio da observação comportamental do mundo real. Segundo o estúdio, o que era ficção virou realidade rápido demais, o que elevou o senso de urgência do roteiro. Buscando equilíbrio entre plausibilidade e narrativa, o jogo apresenta momentos de peso, curiosidade e leveza nas ações do personagem Jacob enquanto tenta manter sua identidade diante de tantas pressões.

A trama brinca com aspectos psicológicos através do implante neural de Jacob. Muitos detalhes são sugeridos em cenas e diálogos, com nuances e questionamentos sobre suas intenções, erros e sua humanidade diante das mudanças impostas pela tecnologia. O time afirma:

“Nossos personagens são imperfeitos, às vezes egoístas, mas deixam transparecer humanidade em cada fala e decisão.”

Tecnologia é parte ativa da experiência. Dispositivos como o Goldfield Lenz ampliam a comunicação e navegação, enquanto o jogador utiliza drones e veículos elétricos. Hologramas iluminam as ruas, robôs trabalham nos ambientes urbanos e a infraestrutura da cidade é moldada por grandes empresas do setor. Para os desenvolvedores, tecnologia não só serve de pano de fundo, mas influencia e guia a experiência em todos os sentidos.

O jogo segue uma narrativa linear focada em Jacob, sem múltiplos finais ou escolhas impactantes na história principal. Porém, MindsEye integra ferramentas para criação de conteúdo via Build.MindsEye e propõe novas histórias potencializadas pelo pós-lançamento e comunidade.

A trilha sonora e o design de som são criados para apoiar e reforçar o clima de tensão e realismo emocional. Rugidos industriais, sons metálicos e momentos de silêncio realçam o sentimento de uma sociedade avançada, mas frágil. A equipe desenvolveu um sistema de propagação sonora próprio, apostando em áudio dinâmico e atuação natural dos dubladores para aumentar a imersão.

O universo MindsEye será expandido de forma episódica, com novas histórias, linhas do tempo e experiências em Redrock. O lançamento inicial traz uma cidade repleta de espaços abertos para exploração e missões paralelas, enquanto capítulos futuros prometem liberar toda a área urbana para jogadores criarem e compartilharem suas próprias aventuras.

A integração do jogo com a plataforma Everywhere oferece ferramentas amigáveis para criação de mundos: scripting visual, assets modulares e colaboração entre vários criadores. Segundo o estúdio, a cidade de MindsEye funcionará como um grande set de filmagens, oferecendo liberdade inédita para vivenciar e moldar experiências dentro do universo do jogo.

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Foto de Lucas Marçal

Lucas Marçal

Lucas Marçal, tambem conhecido como Luke Vader é CEO do Gameforfun. Youtuber e nas horas vagas gasta o tempo jogando.

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