Jovens adultos dos Estados Unidos estão gastando bem menos dinheiro em videogames, uma tendência puxada pelo cenário econômico do país. Segundo dados da Circana, a faixa dos 18 aos 24 anos reduziu em 13% os gastos gerais entre janeiro e abril de 2025, comparado ao mesmo período de 2024. O corte em videogames foi ainda maior, com redução de quase 25% — quase o dobro da queda média, o que representa um impacto significativo no mercado.
O relatório aponta que jovens entre 25 e 34 anos também diminuíram os gastos, mas a queda é menor. Já os consumidores acima dos 35 anos apresentaram oscilação pequena. Entre as faixas mais novas, o corte reflete o ambiente de pouca oferta de emprego e dificuldade financeira enfrentada por muitos recém-formados, o que limita até mesmo compras casuais — como a de um novo console ou jogo.
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
Além de videogames, esses jovens também estão economizando em outras áreas: menos saídas noturnas, menos restaurantes, bares e até redução de assinaturas mensais. A insegurança econômica e os preços mais altos alimentam a preocupação de longo prazo. Muitos não conseguem poupar para o futuro e nem investir em lazer básico.
Overall, purchasing by 18-24s has plummeted, especially when compared to other age groups.
Esse novo cenário mostra o impacto direto da economia no consumo de jogos, consoles, e plataformas como PlayStation, Xbox, Nintendo Switch, PC, iOS e Android.