Cerca de 20% dos novos jogos lançados no Steam em 2025 vão utilizar IA generativa em algum momento do desenvolvimento ou durante o funcionamento. O dado vem de um estudo liderado por Ichiro Lambe, CEO da Totally Human Media, com base em informações da API do Steam.
A maior parte desses usos, cerca de 60%, está focada na criação de elementos visuais, como fundos e modelos 3D. Há também aplicação na geração de áudio, conteúdo promocional, narrativas, código e até lógica interna dos jogos. Em alguns títulos, a IA generativa faz parte direta da experiência de gameplay.
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Entre as experiências já disponíveis, jogos como inZOI, Comedy Night, Nyric e Bitmagic se destacam. Nyric permite aos jogadores criar mundos 3D por comandos de texto. inZOI, considerado uma alternativa ao The Sims, usa instruções escritas para geração de texturas e imagens tridimensionais.
Mesmo com esse avanço, o uso de IA generativa ainda representa apenas 7% de todos os jogos disponíveis no Steam. Em 2024, por exemplo, apenas cerca de mil títulos faziam uso desse tipo de tecnologia, mostrando um crescimento significativo em doze meses.
A tendência é que a adoção da IA generativa siga crescendo na indústria de jogos, tanto entre desenvolvedores independentes quanto em grandes estúdios.