Overwatch 2 recebeu em abril o novo sistema de banimento de heróis, impactando principalmente personagens como Sombra, Zarya, Symmetra, Ana, Mercy e D.Va nas partidas competitivas da temporada 16.
Segundo dados da Blizzard, Sombra lidera o ranking de banimentos no PC, aparecendo em 85% das partidas, seguida por Zarya com 59% e Doomfist com 43%. Nos consoles, o índice de banimento de Sombra chega a 93%, Zarya mantém 57% e Symmetra aparece com 23%. Essa frequência pode levar a mudanças de balanceamento em breve, segundo a desenvolvedora.
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
Gavin Winter, designer sênior de sistemas na Blizzard, explicou que a equipe vai usar as informações recentes dos banimentos para alinhar futuros ajustes de equilíbrio em Overwatch 2. Winter comentou:
Heróis que são muito nichados, ou que dominam mapas específicos, podem precisar ser mais generalistas se sempre são banidos onde jogam bem. Heróis muito impopulares podem receber mais ajustes, independentemente da performance. Mas, por enquanto, nenhuma mudança direta foi definida só pelos dados, e o sistema de banimento nunca será o único critério para balanceamento dos heróis.
O que isso significa para Zarya, Symmetra ou Sombra ainda é incerto, mas fica claro que quando personagens atingem banimentos acima de 80% nas disputas competitivas, o problema é grande para quem investe naquelas escolhas.
Ainda assim, segundo Winter, a equipe está satisfeita com o funcionamento do sistema de hero bans.
Acreditamos que o sistema está atingindo boa parte das metas e estamos animados para ver como tudo evolui, principalmente com a liberação de mais dados sobre taxas de vitória e pick rates dos heróis no futuro.
Na temporada 17, prevista para o fim de junho, Overwatch 2 promete mais controle para os jogadores. Entre as novidades, vai chegar um novo sistema de votação de mapas, aumentando as opções para partidas mais personalizadas.