Jogadores continuam especulando que GTA 6 está copiando a aparência de pessoas reais para criar personagens no jogo. Um caso recente envolve um TikToker com mais de 200 mil seguidores, zoeepoppyy, que acredita ter servido de inspiração para um personagem apresentado no primeiro trailer.
Esse tipo de discussão não é nova. Em 2024, Laurence Sullivan, apelidado de “Coringa da Flórida”, afirmou que um NPC do jogo teria sido baseado em sua foto viral de 2017. Sullivan ameaçou processar a Rockstar, mas não levou adiante. No entanto, pediu milhões de dólares, alegando estar dando “marketing grátis” ao estúdio. Até agora, não há registro de pagamento por parte da Rockstar.
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
O trailer que revelou GTA 6 também trouxe destaque a outro personagem, um homem negro com dreadlocks, regata branca e várias correntes douradas. Zoee Poppyy, em um vídeo de 2023, comparou sua aparência ao NPC e questionou se deveria ser remunerado. Segundo ele, o cabelo, os acessórios, os óculos e os traços do rosto seriam idênticos.
“They done cloned Tyrone,” disse o TikToker desapontado. “C’mon, can I get paid?”
Anos depois, veio o segundo trailer. O mesmo personagem ainda aparece, mas com algumas mudanças: agora usa boné vermelho, óculos mais claros, bigode pequeno e tranças. Apesar disso, manteve a regata e as correntes douradas. Para fãs, as edições teriam sido feitas depois das comparações nas redes sociais.
“Rockstar Games mudou a aparência de um personagem do Trailer 1 de GTA 6 depois que um homem da Flórida afirmou que era ele e pediu dinheiro.”
Essas mudanças podem estar ligadas às reclamações, mas também são comuns durante o processo de produção de jogos. Detalhes de cenário, aparência e até características físicas dos protagonistas costumam evoluir entre trailers.
GTA já enfrentou polêmicas parecidas antes. Em GTA 5, Lindsay Lohan processou a Rockstar, alegando que o visual da personagem Lacey Jonas copiava sua imagem. No tribunal, o juiz concluiu que a personagem era uma representação genérica e satírica, sem ligação direta plausível com Lohan.