God of War – Violento, mas mais humano

O novo God of War foi uma das maiores surpresas que a Sony revelou na sua conferência da E3 2016. Demorou, mas Kratos voltará a figurar num novo jogo, o primeiro deste personagem para o PlayStation 4. Depois do final de God of War III, que de certa forma foi deixado em aberto, há muito tempo que os fãs estavam curiosos para descobrir o que aconteceu realmente a Kratos.

A resposta foi dada com a revelação de God of War para PlayStation 4. Sem numeração à frente do título, o estúdio Sony Santa Mónica diz que este novo jogo é um novo início para Kratos, como se tratasse de um reimaginar da série, mas em simultâneo dá a entender que a história dos jogos anteriores não será ignorada. Isto está subentendido na aparência de Kratos, que surge neste capítulo mais velho, mais sábio, e mas ainda bastante poderoso.

O primeiro fator diferenciador aos jogos anteriores da série é a presença de uma criança, mais precisamente o filho de Kratos. Conhecido pela sua fúria incontrolável, Kratos revela agora um lado mais emocional e humano. Apesar da sua dureza para com o seu filho, a sua preocupação e dedicação para com o seu descendente é evidente. Já tínhamos visto este tipo de dinâmica em The Last of Us, e acho que é evidente que o estúdio de Santa Monica foi buscar inspiração no jogo da Naughty Dog para adicionar uma nova dimensão a este novo God of War.

Outra novidade é a posição da câmera. O ângulo da câmera está muito mais próximo de Kratos, o que ajuda a transportar o jogador para mais perto da ação e mostra em grande plano os detalhes gráficos. O novo God of War também conta com níveis maiores com alguma liberdade para exploração. Sabemos que o jogo adota alguns elementos dos RPGs, como quests, ganho de experiência e coleta de recursos, mas o que vimos ainda não é suficiente para determinarmos a importância destes elementos.

GoW GFF 1

A introdução do filho de Kratos é a forma que contar a história do novo God of War através de pequenos momentos. Em vez de desatar a matar tudo o que aparece à frente, o que acontecia em jogos anteriores, Kratos vai trocando palavras com o seu filho. Em relação entre pai e filho também passa para o combate, e existe inclusive um botão para chamarmos o filho para ação, que dispara flechas eléctricas para os adversários. De antemão sabemos que as habilidades do filho, bem como as habilidades de Kratos, vão progredir ao longo da história.

O novo God of War não diminui o nível de violência, aliás, devido às capacidades da PlayStation 4, diria que este será provavelmente o jogo da série com mais violência gráfica. Com o seu machado Kratos é capaz de cortar por entre os troncos dos adversários, e dependendo do ângulo dos ataques, os corpos dos inimigos vão ficando com cortes (reparamos neste detalhe quando Kratos luta contra um inimigo gigante no gelo). Além do machado, Kratos tem um medidor de Raiva, que quando fica cheio, pode ser ativado para ganhar temporariamente ataques ultra-poderosos.

God of War para PlayStation 4 ainda não tem data de lançamento, mas está em produção há cerca de três anos, acreditamos que um lançamento para 2017 é possível. Este não é o God of War que estávamos esperando, mas a surpresa caiu bem e estamos curiosos para ver mais desta nova aventura de Kratos e para ver que desafios o esperam neste novo mundo inspirado na mitologia nórdica.

 

Fonte: Eurogamer.pt

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Sanderson PStrophies

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Nosso caçador de troféus e o responsável pelo canal Canal PStrophies Uma lenda viva dos games.

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