A Sony está trabalhando em parceria direta com a AMD no PS6 e no projeto de tecnologia chamado de Project Amethyst. Já existem resultados dessa colaboração, como o FSR4, tecnologia de upscaling das novas placas Radeon, desenvolvida junto à equipe do PlayStation.
Em 2026, esse mesmo recurso chegará ao PS5 Pro, trazendo melhorias gráficas consideráveis para donos do novo console. Vale destacar que essa evolução não é exclusiva, nem restrita à Sony.
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
O arquiteto do PlayStation, Mark Cerny, explicou:
“Isso não é tecnologia proprietária. Realmente queremos impulsionar o setor. Obviamente, queremos usar essas tecnologias em nossos consoles, mas elas ficam disponíveis para qualquer cliente da AMD de forma gratuita.”
A tecnologia central aqui é o upscaling via inteligência artificial, semelhante ao PSSR no PS5 Pro. O sistema pega uma imagem de baixa resolução e reconstrói em 4K, com pouquíssima perda de qualidade. Isso permite aos desenvolvedores dedicar mais potência para taxas de quadros e outros efeitos visuais, já que renderizar 4K nativo consome muitos recursos.
A parceria Sony e AMD impacta toda a indústria. Por exemplo, a Sony sugeriu que a AMD incluísse cenas ainda mais exigentes nos testes, pois os desenvolvedores desejam gráficos cada vez melhores. Por outro lado, a AMD recomendou à Sony montar uma equipe de QA dedicada apenas para garantir o salto de qualidade dessas tecnologias nova geração.
Essas ações vão ditar não só o rumo técnico do PS6, mas também de possíveis dispositivos portáteis que a Sony pode lançar. O uso do upscaling por IA já é essencial para o futuro dos videogames.
O resultado é que todo esse trabalho em conjunto não beneficia apenas quem é fã do PlayStation, mas todos que usam hardware da AMD no setor de jogos. A nova tecnologia não é exclusiva e estará disponível para todo o mercado.