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FIFA 21 – Conheça TODAS as novidades de gameplay

setembro 29, 2020

Todo ano quando lança um novo FIFA, nós ficamos ansiosos para saber o que de fato muda na gameplay. Teremos colisões mais reais? Jogadores mais responsivos? Ou talvez uma IA melhor?

Um pequeno spoiler: Tudo isso realmente melhora no FIFA 21! Além desses recursos, muitas outras qualidades estão presentes. Alguns recursos foram melhorados e outros são novos.

Aproveite e veja também todos os times brasileiros que estarão no FIFA 21.

Confira todas as mudanças abaixo.

Personalidade do Jogador

Antes de falar todos os recursos do FIFA 21 para você, vamos falar sobre um conceito que você verá ao longo deste artigo: Personalidade do jogador.

Um dos objetivos da EA Games é garantir que os jogadores de nível internacional possam jogar de forma tão efetiva quanto na vida real.

Para isso, a EA Games aumentou consideravelmente o número de qualidades usadas para decidir a efetividade, velocidade da animação e qualidade de cada ação.

Por exemplo, nos jogos anteriores, uma bola enfiada usava as qualidades de Passe Curto ou Lançamento para determinar a qualidade.

No entanto, no FIFA 21, uma bola enfiada é uma combinação das qualidades Passe Curto/Lançamento, Visão e Compostura.

Isso vai permitir à você que leve as personalidades dos jogadores a um novo patamar.

Condução Ágil

A condução ágil é um novo conceito, inspirado por alguns dos melhores dribladores da vida real, de como você vai manter o controle da bola em FIFA 21.

A condução ágil tem a intenção de mover a bola rapidamente de um lado para outro para ajudar os dribladores a se afastarem dos defensores.

Usar a movimentação rápida para ajudar a criar espaço ajuda a enganar os defensores levando-os a executarem dividas precipitadas também é uma vantagem da condução ágil.

O principal objetivo da EA Games é tornar a condução uma disputa equilibrada para a mecânica de Cercar.

A intenção é criar um sistema de drible que seja mais explosivo, ágil e fluido, garantindo ainda que ele permaneça semelhante ao que é visto na realidade.

Para realizar uma condução ágil, mantenha R1/RB pressionado ao mover o direcional analógico esquerdo.

Você notará que o driblador vai mover a bola com toques rápidos e precisos. Todos os jogadores de FIFA 21 conseguem executar a condução ágil, mas os que possuem mais qualidade de Condução, Agilidade, Reações e Controle de Bola de um jogador, serão os jogadores que melhor manterão a bola no pé.

Um exemplo simples disso é que Messi e CR7 com certeza são melhores que o Neuer para a condução ágil por serem habilidosos e rápidos.

Para obter uma condução mais dinâmica, independente da técnica que você está usando, também foi melhorada a agilidade do jogador e as transições de animação ao realizar a condução com o direcional analógico esquerdo e o drible de corpo.

Veja também as principais mudanças do modo ULTIMATE TEAM.

Corridas Criativas

A EA Games quer ter certeza de você usar técnicas não somente com o jogador atual que possui a bola, mas também com os jogadores que não sendo controlados diretamente.

Por falar nos jogadores, dê uma olhada nos jogadores que irão perder overall em FIFA 21.

No FIFA 21 temos as corridas criativas, que inclui novas opções para influenciar a forma como seus companheiros de IA se movimentam sem a bola, oferecendo maneiras mais criativas para quebrar a defesa do adversário.

Listei aqui os principais modos de usar as corridas criativas:

  • Corridas direcionadas: Agora você pode ter um controle completo de 360° sobre a direção das corridas dos companheiros ao tocar o direcional analógico direito depois de acionar uma corrida (L1/LB e depois tocar o direcional analógico direito) ou após chamar um companheiro para se aproximar (R1/RB e mova o analógico direcional direito).
  • Passar e partir direcionado: Decida para onde o seu companheiro vai correr após um passe imediatamente ao tocar imediatamente o direcional analógico direito na direção desejada. Esse recurso funciona com qualquer tipo de passe (Exemplo com passe rasteiro: pressione X/A e depois mova com o direcional analógico direito).
  • Travar jogador: Pressione ambos os direcionais analógicos (L3/LSB + R3/RSB) ao mesmo tempo para travar no seu jogador atual durante o ataque. Quando tiver travado em um jogador e passar a bola, a IA do computador controlará o jogador com a bola, permitindo que você se movimente sem a bola e peça pelo passe de volta em uma posição melhor.

Em todas essas mecânicas há uma janela de tempo limitada para que você possa ativar a direção da corrida, para evitar conflitos com fintas, adiantar a bola e trocar de jogador.

Por isso, quanto mais cedo você conseguir mover o direcional analógico direito, mais chances você terá de conseguir fazer isso com sucesso.

Para dar suporte ao novo recurso, há uma opção de treinador que mostra o trajeto do jogador da IA no campo.

Embora até 5 corridas simultâneas possam ser realizadas de cada vez, apenas os trajetos dos 2 últimos jogadores serão exibidos na tela quando essa mecânica estiver ativada.

Essa opção será ativada por padrão para todos e pode ser desativada no menu de Opções do treinador.

Personalidade de Posicionamento

No FIFA 21, é visível que a EA Games focou em adicionar uma personalidade de jogador da IA mais profunda no posicionamento tanto ofensivo quanto defensivo, para garantir que a capacidade dos melhores jogadores de futebol no campo virtual corresponda ao mundo real.

Queremos que os jogadores com noção tática tenham um impacto maior no FIFA 21, estando no lugar certo no momento certo para chutar, passar ou bloquear a bola.

As duas qualidades principais que determinam o quão bons os jogadores serão nesses comportamentos são: Posicionamento para a Personalidade ofensiva e Noção defensiva para a Personalidade defensiva.

Os detalhes a seguir só se aplicam a jogadores controlados pela IA:

Ataque

A qualidade “Posicionamento” pode afetar muitos elementos da personalidade ofensiva, e os comportamentos específicos abaixo são dimensionados de acordo com a qualidade do jogador. Isso significa que uma qualidade de 85 pode parecer bom e ter um efeito considerável, mas 90 é significativamente melhor e 99 é exponencialmente superior.

  • Corridas em posição legal e em impedimento: Noção sobre quando ir mais devagar e temporizar a corrida para ficar em posição legal.
  • Corridas “Prontidão do passador”: Entendimento de quando quem tem a posse de bola está pronto para dar um passe, de modo que o jogador possa correr na hora certa. Jogadores com alta qualidade terão tempo e movimentação inteligentes com base para onde o passador está virado e se movimentando.
  • Tempo de tomada de decisão e inteligência: A capacidade de tomar decisões mais rápidas e precisas ou onde e quando se movimentar. Jogadores com qualidade de posicionamento mais alta decidem para onde se movimentam com mais inteligência e rapidez.
  • Análise da linha de passe: Compreensão dos espaços para determinar onde está o melhor próximo movimento para receber um passe, fornecendo mais opções para os passadores e companheiros.

Abaixo eu vou listar os comportamentos de jogadores com overall alto, ou seja, apenas jogadores muito habilidosos:

  • Abrir espaço: Capacidade para criar uma separação entre atacantes e defensores quando a defesa estiver fechada ou fornecer mais opções de passes. Acontece principalmente com corridas diagonais quando há espaços disponíveis.
  • Posicionamento ideal nos cruzamentos: Compreensão do melhor espaço aberto na área para vencer os defensores durante situações perigosas de cruzamento. Isso não se aplica para as jogadas ensaiadas.
  • Fingir corrida na área: Criar corridas falsas para a frente e depois recuar para ficar disponível para o passe, ou mudar a direção da primeira para a segunda trave.
  • Apoio à criação de chances: Os atacantes da IA estão mais cientes da falta de opções de passe e voltarão para o meio de campo para apoiar os companheiros e ajudar na criação de jogadas.

Defesa

A qualidade “Noção defensiva” pode afetar muitos elementos da personalidade defensiva, e os comportamentos específicos abaixo são o reflexo dessa qualidade:

  • Acompanhar corridas: Capacidade de monitorar uma corrida e antecipá-la antes que aconteça, com defensores altamente conscientes fazendo um trabalho muito melhor em acompanhar os corredores.
  • Marcar com 2 jogadores para evitar contra-ataques: Capacidade em que dois defensores com qualidade alta marcam um atacante de modo que ele tenha espaço limitado para evitar contra-ataques.
  • Acompanhamento diligente de volante: A capacidade de marcar e acompanhar com inteligência as corridas dos atacantes sem desistir ou deixá-los livres. Eles vão acompanhar ataques perigosos de adversários, mesmo se eles já estiverem marcados por um companheiro, devido ao tamanho da ameaça.
  • Bloqueio de linhas de passe de volante: Noção de posicionamento melhor para bloquear as linhas de passe e limitar as opções do adversário.
  • Comportamento ativo vs. passivo de ala: Determina quão ativos os alas podem ficar ao realizar tarefas defensivas, como marcação, posicionamento defensivo e acompanhar corridas.
  • Cooperação com o lateral: Melhor noção de posicionamento do lateral companheiro, permitindo que trabalhem melhor em conjunto na marcação. Quando um lateral avança, o outro cobrirá e ficará mais consciência para marcar e acompanhar os atacantes.

Colisões Mais Realistas

Para promover um fluxo de jogo mais suave no FIFA 21, a EA Games criou novos sistemas de animação e os combinaram para decidir melhor como os jogadores interagem fisicamente entre si.

Isso reduzirá a quantidade de situações confusas dentro dos campos do FIFA 21.

Os principais pontos de foco deste sistema giram em torno de:

  • Melhor entendimento das corridas para evitar que os jogadores se colidam.
  • Sistema refinado para permitir que os jogadores saltem e evitem jogadores que estão caídos.
  • Se uma colisão acontecer, os jogadores vão ajustar o corpo para evitar colisões de frente e ter um impacto menor.

A intenção deste sistema é que os momentos cruciais da partida, como as batalhas pela posse de bola ou sobras na frente do gol, resultem em encontros mais realistas quando os jogadores buscam a bola, em vez de situações onde os poderiam cair uns sobre os outros de forma surreal para conseguir a bola.

Melhorias do Futebol Base

Uma das coisas boas sobre a EA Games é que ela ouve bastante os feedbacks dos jogadores e uma das mudanças crucias em FIFA 21 são os elementos básicos do futebol.

Abaixo vou citar as melhorias feitas nos cabeceios, defesa, bloqueio, passe e a melhoria na fluidez das animações.

Cabeceio

Foi muito visível que no antecessor do FIFA 21 nós tivemos um downgrade muito grande nos lances aéreos.

Em FIFA 21 a história é outra. Para melhorar a viabilidade de marcar gols com cabeceios, mantendo uma lacuna de habilidade no jogo, estamos introduzindo o Cabeceio manual.

Ao jogar com esta opção, seus cabeceios não serão assistidos de forma alguma. Essa funcionalidade permitirá mais oportunidades de usar o cabeceio para criar ou converter chances ofensivas.

Embora seguindo com a intenção de que a maioria dos gols marcados seja resultado de uma ação direta do jogador.

Além disso, para garantir a equidade nos modos competitivos do FIFA, jogar com o Cabeceio manual será obrigatório nos seguintes modos:

  • Todos os modos do FUT, incluindo FUT Champions, FUT Rivals e Squad Battles do FUT
  • Todos os modos Pro Clubs
  • Temporadas FIFA, FIFA Temporadas Co-op e Amistosos Online do FIFA

Os jogadores ainda podem escolher jogar com a configuração Cabeceios assistidos ativada em outros modos.

A precisão e a consistência dos cabeceios assistidos também foi melhorada, permitindo mais maneiras de marcar nos modos onde a opção cabeceios assistidos está disponível.

Defesa

Os jogos de corpo foram retrabalhados para criar um melhor contato entre os jogadores e evitar que o defensor domine o adversário.

A proteção de bola ocorre quando um defensor se coloca entre o atacante e a bola para recuperar a posse de bola ou tirar a bola do jogo.

Ela também foi redesenhada para criar um posicionamento melhor entre o jogador e o adversário.

Para realizar um Jogo de corpo ou proteção de bola, toque no botão L2/LT enquanto está lado a lado com o adversário.

Bloqueios

A equipe do FIFA 21 reescreveu completamente o sistema de bloqueio e o adicionou a tecnologia de “Dividida Controlada”, criando bloqueios mais confiáveis e realistas ao defender chutes e passes.

Para garantir o contraste entre os jogadores bons e os melhores jogadores, adicionamos a personalidade de jogador por meio de suas qualidades para garantir o equilíbrio dessa nova mecânica.

As qualidades de um jogador determinarão a efetividade de um bloqueio, o quão longe da bola um jogador pode bloquear, o tempo necessário para iniciar a animação de bloqueio, o quão bem você pode reagir e fazer a transição para uma animação de bloqueio diferente se algo mudar e quanto tempo leva para se recuperar de um bloqueio.

Passes

Ficou claro que o objetivo em FIFA 21 é criar um jogo mais inteligente em todos os aspectos.

O foco principal é melhorar o sistema de passes ao adicionar uma melhor compreensão do espaço e da posição do adversário, a fim de passar para o alvo que faz mais sentido para o recebedor na situação.

Abaixo eu separei as melhorias e novidades das mecânicas e situações dos passes:

  • Abertura de passe: Fornecer aos passadores inteligentes a capacidade de abrir o jogo ao conduzir o recebedor para longe dos adversários.
  • Complexidade de passe: Novos percursos e alvos de passes são possíveis, permitindo bolas enfiadas matadoras que colocarão o recebedor em uma ótima oportunidade de gol.
  • Cruzamentos: Temos os três tipos de cruzamentos melhorados.
  1. Cruzamento na área: (R1/RB + L1/LB + ⬜/X)– Inspirado em Alexander-Arnold, do Liverpool, esses cruzamentos rápidos e perigosos viajam dentro da área e são perfeitos para que um companheiro simplesmente “ponha a cabeça no caminho”.
  2. Cruzamento colocado: (R1/RB + ⬜/X) – Semelhante ao cruzamento na área, este cruzamento é rápido e perigoso, mas tende a viajar na altura da cintura, sendo ideal para um voleio ou chute.
  3. Cruzamento colocado rasteiro: (R1/RB + ⬜/X e, depois, ⬜/X) – Um cruzamento extremamente rápido que viaja no chão.

Além desses três pontos principais, existem outras pequenas melhorias nos passes:

  • Adição do conceito de abertura de passe.
  • Melhorias nos alvos e trajetórias de coberturas e bolas enfiadas por cobertura.
  • Capacidade de realizar transições de animação no último segundo, permitindo que você mude a direção da sua cobertura ou bola enfiada por cobertura.
  • Várias animações novas que proporcionam trocas de passe mais rápidas e eficientes.
  • Trajetórias melhores para que chutões evitem companheiros, adversários e seu próprio gol.

Fluidez da Animação

O sistema de transição de animação foi melhorado, permitindo transições mais rápidas e que suportam uma experiência mais fluida e responsiva, especialmente nos passes, finalizações, controle de bola, condução e movimentação dos jogadores.

A personalidade do jogador também foi adicionada à agilidade da animação, melhorando os tempos de reação dos melhores jogadores e diminuindo o tempo necessário para os eles realizarem as ações.

Melhorias de Qualidade de Gameplay

A EA Games já deixou claro que o feedback da comunidade de FIFA é importante e sempre será ouvido.

No FIFA 21, eles ouviram todos os gamers e chegaram a conclusão que algumas melhorias teriam que ser feitas no gameplay para que o jogo realmente valesse a pena.

Abaixo vou citar as principais “pequenas” mudanças na gameplay do jogo:

  • Exemplos foram mostrados à EA Games em que alguns gamers altamente habilidosos estavam movendo o direcional analógico direito tão rápido que alguns dos comandos não estavam sendo registrados, o que foi corrigido agora.
  • Também houve exemplos de onde o direcional analógico direito estava sendo movido várias vezes antes de uma finta ser executada, fazendo com que a finta pretendida não fosse acionada. Isso também foi corrigido.
  • No FIFA 20, solicitar o pique de um jogador prevalecia sobre as fintas, as vezes até cancelando uma finta. Isso não irá acontecer em FIFA 21.
  • Vários casos em que nenhuma troca de jogador no direcional analógico direito acontecia foi modificada.
  • Foi solucionado vários casos de trocas automáticas de jogadores indesejadas.
  • Casos em que jogadores não travavam na bola depois de uma troca foram resolvidos.
  • As trocas de L1/LB ao priorizar jogadores relacionados à jogada foram relativamente melhoradas.
  • O Indicador de Troca de Jogador foi estabilizado para reduzir movimento de indicador desnecessário.
  • As transições de animação foram aprimoradas após controlar a bola.
  • A sensibilidade de R2/RT foi modificada para evitar adiantar a bola sem desejar.
  • Foram solucionadas algumas situações de entrada de passe ou chute que era descartada e não registrada.

Melhorias Gerais

Além da mecânicas focadas em gameplay, existem algumas outras que são focadas na experiência do jogador.

  • Centenas de novas animações para atualizar e refinar várias áreas de FIFA 21.
  • Novas firulas do goleiro nos pênaltis.
  • Treinador desativado como padrão para todas as dificuldades, exceto Iniciante.
  • Novas configurações de regras para pedir um toque de mão dos goleiros ao manejar a bola fora da área.
  • A mecânica “Finalização” foi calibrada para as dificuldades Iniciante e Profissional.
  • Várias comemorações novas, incluindo “Deslize de dedo” e “Selfie” do lado das placas de publicidade.
  • Comemoração característica de Kylian Mbappé, Erling Haaland, Steven Bergwijn e outros.

Estes foram os pontos principais das mecânicas e melhorias de FIFA 21.

FIFA 21 está em pré-venda no GameForFun e tem lançamento previsto para o dia 9 de outubro de 2020 para PC, PS4 e Xbox One.

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João McFly

Nosso mestre dos RPGs. Adora um bom desafio e uma piada fora de hora. Responsável pelo canal Canal João McFly

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