Um dos maiores sites de pirataria de jogos da Nintendo Switch, o Nsw2u, foi fechado após uma operação conjunta do FBI e da FIOD, órgão holandês de investigação financeira. O domínio, antes usado para baixar ROMs, foi apreendido seguindo ordem judicial dos Estados Unidos, emitida pelo Tribunal Distrital do Norte da Geórgia.
A ação integra os esforços contínuos da Nintendo para combater a distribuição ilegal de jogos. A empresa considera a pirataria uma violação grave e, nos últimos anos, intensificou processos judiciais e parcerias com autoridades internacionais para frear a atividade nesses sites.
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
No mês de maio, o Nsw2u já constava na lista europeia de endereços de pirataria. Isso levou provedores de internet da União Europeia a bloquear o acesso à página, de acordo com informações do TorrentFreak. Quem tenta acessar o site hoje encontra o aviso oficial de apreensão.
Esse caso reforça a política rígida da Nintendo contra a pirataria. No ano passado, o emulador Yuzu foi fechado após acordo legal, resultando no pagamento de cerca de R$ 13 milhões (US$ 2,4 milhões) pelos responsáveis. Recentemente, a empresa ganhou também um processo importante contra uma companhia francesa de compartilhamento de arquivos.
Desde o anúncio da Switch 2, a Nintendo aumentou o combate ao uso não autorizado de software. A empresa alerta sobre consequências, citando até a possibilidade de bloqueio permanente de consoles envolvidos em práticas irregulares.