Tenho que confessar: Far Cry 5 não estava na minha lista de desejos quando foi anunciado.
Durante a BGS 2017 ele foi o último jogo “Triple A” que eu fui jogar.
O motivo é que sinceramente, Far Cry 4 não me agradou tanto e pude jogar pouco de Far Cry Primal.
Felizmente meu desinteresse se mostrou um grande engano quando enfim pude jogar Far Cry 5.
O game ratifica o novo caminho que a Ubisoft vem trilhando e se mostra um jogo sólido que bate recordes de venda.
Nessa análise de Far Cry 5 eu vou te levar pelo caminho do éden e vou te contar o que Far Cry 5 tem de melhor e de pior.
Você está preparado?
A história
Far Cry 5 leva você até o estado de Montana no EUA, em um condado fictício chamado Hope County.
Aparentemente Hope County era um lugar bom de se viver, até que uma ameaça, personificada na presença da “família” seed chega e tudo muda.
Eles criaram uma seita denominada “Portão do Éden” e acreditam que um colapso eminente pode acabar com toda a vida na terra.
Seu lider, Joseph Seed tem, segundo ele, a missão de salvar a maior quantidade de almas possíveis e não existem limites para que isso seja alcançado.
O mapa é dividida em 3 regiões principais, e cada região é liderada por um dos membros da família Seeds.
John Seed – Holland Valley
Responsável por guiar a região de Holland Valley. O caçula dos irmãos Seed talvez seja o mais sádico de todos.
Encarregado do “recrutamento” para a seita, Marcação, Purificação, Confissão e Expiação, são os quatro estágios pelos quais ele faz todos passarem para se tornarem membros do Portão do Éden.
John diz a todos para aceitarem “O poder do sim” para convencer seus seguidores a fazerem qualquer coisa que ele pedir.
Um psicopata maluco da pior espécie.
Faith – Rio Hanbane
Não sei qual a relação dela com os outros. parece que ela simplesmente apareceu lá um dia…
Ela vai contar varias histórias tristes para você, mas Faith é mentirosa e manipuladora.
Ela envenenará sua mente com a “Bênção” se você der a chance para ela.
Todo mundo que anda pelo Rio Hanbane acaba morto ou “Trilhando o caminho” para se tonar um dos Anjos descerebrados que fazem o trabalho sujo da seita.
Jacob Seed – Montanhas de Whitetail
É o irmão mais velho dos Seeds. Encarregado de treinar a milícia deles nas Montanhas de Whitetail.
A unica coisa que ele acredita é em “Sacrificar os Fracos”.
Ele realiza experimentos psicológicos no norte de Whitetail e várias historias horripilantes são contadas sobre isso durante o jogo.
Ele também é o responsável pela criação dos “Juízes”, feras que são usadas para fazer carnificinas contra os inimigos do Portão do Éden.
Joseph Seed – O maluco
Ele é o líder e grande idealizador da seita. Joseph acredita que recebeu um chamado divino para salvar almas de um grande “COLAPSO” que vai acontecer.
Ele acha que é um “NOÉ” moderno e mandou construir 3 bunkers para se proteger do juízo final.
Obviamente eu não vou dar NENHUM Spoiler aqui, mas preste muita atenção em uma das conversas que você terá com Joseph Seed onde ele fala sobre a filha dele.
O cara é doido de pedra… Ou não!
Seu personagem
Aqui vai a minha primeira crítica ao game, infelizmente como em outros jogos da Ubisoft seu personagem é…
Ninguém! Exatamente!
Seu personagem é você mesmo, não existe nenhum esforço para a construção e a ligação emocional entre você e o seu personagem.
Basicamente você é chamado de “O Agente” e faz o papel de você mesmo no game.
Essa é uma abordagem muito usada pela Ubisoft e que eu realmente espero nunca mais ver em nenhum jogo da empresa.
Sua função é desestabilizar a seita, inviabilizando suas atividades em todas as três regiões.
Ao somar pontos você evolui em um barra de viabilização e quanto chega ao máximo de cada região você está apto a enfrentar os chefes.
Após enfrentar os três, John, Jacob e Faith, você então terá um encontro marcado com “O Pai” Joseph Seed. Existem três finais possíveis no jogo e todos eles são surpreendentes.
Gráficos e Level Design
Muita gente mede o valor de um jogo pelos gráficos apresentados, esse não é um fator tão importante para mim mas entendo sua relevância em análises como essa.
Far Cry 5 usa um motor gráfico chamado Dunia Engine 2. Basicamente esse motor gráfico já foi usado em outros jogos da série Far Cry mas na versão atual traz muito mais recursos.
Clima dinâmico, iluminação volumétrica, foto realidade e ciclos de dia / noite são apenas algumas das possibilidades do Dunia Engine 2.
O resultado final é um jogo muito bonito e otimizado para todas as plataformas.
Apesar de ter um mapa imenso, Far Cry 5 apresenta pouca variedade de ambientes, claro, isso guardada as devidas proporção de um mapa que demora em média 15 minutos para ser atravessado de ponta a ponta.
A questão toda é que se comparado com Ghost Recon Wildlands ou Assassin’s Creed Origins, a variedade de ambientes é reduzida em Far Cry 5.
Basicamente todos os terrenos são um apanhado de montanhas e vegetação, não existe um local onde tenha neve ou um tipo de ambiente diferente.
Claro que isso tem um fundamento, Montana no EUA, basicamente é composto por Montanhas, Vales, Rios e afins, ainda sim eu senti falta de uma mudança de clima.
Ao meu ver, uma chuva ou um pouco de neve criaria uma diferenciação interessante para Far Cry 5 mas isso é apenas a minha opinião.
Apesar disso a Hope County criada pela Ubisoft é absurdamente linda, explorar os rios e cavernas do jogo é uma das minhas atividades livres preferidas e tomou grande parte do meu tempo de Far Cry 5.
Side-Quests
Side-Quests, na minha opinião, são pontos importantes de um jogo de mundo aberto. Elas determinam o quão interessado você vai ficar após o “end game” e também durante a campanha do jogo.
A Ubisoft nunca foi muito boa quando o assunto é side-quests, apesar de reconhecer que em Assassin’s Creed Origins, houveram grandes esforços da empresa para evoluir nesse quesito.
Felizmente em Far Cry 5 existem boas side-quests.
Em uma delas você tinha que pesquisar sobre ovnis que passaram por Hope County e no final, ganhava uma arma alienígena muito legal.
Outras missões e Easter eggs trazem bons momentos ao lado das Side-Quests de Far Cry 5, a busca pelo pé grande e uma das minhas preferidas.
Jogar em Coop ou Sozinho?
Na minha opinião, a “cereja do bolo” de Far cry 5 é sem dúvida Jogar em Coop.
Eu fiz 90% da campanha do game jogando com um amigo, e posso garantir para você que foi uma das experiências mais gratificantes de coop que eu tive nos games.
Apesar de poder usar até dois “companions” ao mesmo tempo, as possibilidades de jogar em Coop transformaram as estratégias em coisas malucas e muito divertidas.
Em uma side-quest eu tinha que roubar um caminhão de gasolina e levar até Fall’s End, a dificuldade em fazer isso sozinho era grande, pois o caminhão era muito frágil, qualquer batida ou tiro no tanque de gasolina e a missão ia para o espaço!
Acredite isso aconteceu várias vezes…
Então tentei uma abordagem diferente com um amigo, eu equipei uma habilidade de reparar o caminhão automaticamente e ele foi fazendo a escolta aérea com um helicóptero.
O resultado disso foi transformar uma side-quest boba em uma experiência gratificante e muito divertida.
Os companions também se destacam
Apesar de ter uma experiência muito divertida jogando em coop, o uso dos campanions (NPCs) também é muito legal.
Existem 9 companions que você pode usar, jogando em Coop você só terá a ajuda de um deles, já no single player você pode usar até dois, desde que tenha a habilidade “Liderança” desbloqueada.
Cada companion tem uma caracteristica própria, uns são mais stealth, outros já tocam o terror e destroem tudo que se move, cabe a você achar qual é o melhor para cada missão que for fazer.
Mas eu tenho que confessar para você, Hurk Drubman Jr. é, sem sombra de dúvidas, o melhor companion de Far Cry 5.
Esse cara me rendeu horas de risadas com seu jeito caipira e seus comentários hilários, então assim que começar a jogar tente liberar ele, tenho certeza que você vai rolar de rir com esse cara.
Árvore de habilidades
Atualmente qualquer jogo de aventura que se respeite tem uma boa árvore de habilidades para possibilitar estratégias diferentes em seu gameplay, Far Cry 5 não foge dessa realidade.
No total são 5 categorias de habilidades com 10 slots de melhorias possíveis e que mudam bastante a forma como você joga Far Cry 5.
Para desbloquear essas melhorias, que no jogo são chamadas de “vantagens” você deve usar pontos que são conseguidos completando desafios no game.
Aqui vale um elogio ao game, é muito fácil criar uma estratégia para conseguir pontos de vantagens devido á tela de desafios. Nela você pode saber exatamente quantos pontos de vantagem vai ganhar por cada desafio.
Sendo assim sempre que você quiser uma vantagem especifica, basta verificar quantos pontos vai precisar e escolher um desafio para conseguir os pontos.
Os desafios de Far Cry 5
Os desafios são categorizados e separados por tipos de atividade, você terá desafios de armas que basicamente são desafios por matar membros da seita das formas mais criativas e variadas possíveis.
Desafios do “mundo” que são mais simples e vão desde distância percorridas com o wingsuit até uma quantidade de civis resgatados.
Desafios de armas de aluguel que referem-se a baixas causadas pelos seus companions, e por fim os desafios de caça que basicamente transforma você em um caçador de animais exóticos de Hope County.
Jogabilidade
Quando o assunto é jogabilidade Far Cry 5 da um show e se mostra muito superior a Far Cry 4 e Far Cry Primal.
Tudo está bastante equilibrado no gameplay. Você realmente sente a diferença entre as mais de 71 armas disponíveis para você jogar.
Desde arcos, estilingues até snipers de alta precisão tudo está pontualmente muito bem balanceado e pronto para situações diferentes do jogo.
Vai caçar um animal que a pele tem um grande valor? Use um arco composto!
Precisa de força bruta para derrubar um avião inimigo? Que tal usar um lança foguetes? O arsenal de Far Cry 5 está pronto para o que der e vier.
Dica: O HUD do game é um pouco bagunçado mas você pode personalizar o que vai aparecer no menu de configurações do jogo.
Veículos e a física da Ubisoft
Sempre que vou analisar algum jogo da Ubisoft eu fico tenso quando chego na parte de física e dirigibilidade dos veículos. Desde Watch Dogs esse sempre foi um ponto que critiquei a empresa.
Felizmente, em Far Cry 5 eu só tenho elogios sobre esse assunto 🙂
Demorou, mas finalmente a Ubisoft conseguiu ajustar a física dos veículos em seus jogos.
Em Far Cry 5 cada carro, avião, helicóptero tem seu próprio peso e modo de dirigir / pilotar.
Existe ainda, nos veículos terrestres, a opção de “piloto automático” que ajuda muito quando você está fazendo as missões sozinho.
Basta apertar o botão de piloto automático e você fica com outras funções livres, como por exemplo meter bala em tudo que se move.
Lidar com o culto leva você a todo o condado de Hope County e dirigir com estilo é metade da diversão.
Far cry 5 oferece uma tonelada de opções de veículos que podem ser comprados, roubados e até mesmo customizados.
No total são 90 veículos entre, carros, caminhonetes, caminhões, triciclos, helicópteros, aviões, jetskys e barcos.
Não vão faltar veículos para que você explore o gigantesco mapa de Hope County.
Dublagem
Um dos maiores motivos para eu ter uma admiração tão grande pela Ubisoft é o esforço que a empresa faz para trazer seus jogos totalmente dublados para o Brasil.
Além disso, salvo raras exceções, a dublagem dos jogos da Ubisoft é sempre de primeira linha. Far Cry 5 honra essa tradição da empresa e traz uma das melhores dublagens que já vi em jogos da Ubisoft.
O time de dubladores é repleto de vozes famosas, a que eu mais gostei foi a dublagem do Richard “Dutch” Roosevelt que é feita por ninguém menos que Gilberto Baroli (a voz do cavaleiro de gêmeos “Saga” em Cavaleiros dos zodíacos)
Ficou curioso para saber mais sobre a dublagem do Far Cry 5? Então confira esse vídeo.
Vida útil do jogo
Como eu disse anteriormente, Far Cry 5 tem side-quests muito interessantes e isso ajuda a manter o interesse no jogo durante a campanha.
Ainda sim, existe a opção de você “cair para dentro” do multiplayer, ou ainda, aproveitar seus dons artísticos para criar mapas insanos com o criador de mapas de Far Cry 5.
Também já foram anunciadas 3 futuras DLCs para o game, pouco se sabe sobre elas até agora (veja o vídeo), mas eu acredito que elas sejam mais focadas em multiplayer.
Quem comprar a versão gold do jogo, vai receber a versão remasterizada de Far Cry 3 chamada de Far Cry 3 Classic Edition.
Essa versão será lançada entre julho e setembro de 2018 e até agora sabemos apenas que é uma versão remasterizada do jogo para Xbox One e PS4.
Vale a pena?