Xbox Game Pass

Xbox | Ex-executiva classifica aumento do Game Pass como “ganância”

outubro 9, 2025

A Microsoft elevou recentemente os preços do Xbox Game Pass Ultimate e do Xbox Series X. Essa decisão gerou uma forte reação na comunidade e entre figuras históricas da própria marca.

Uma das vozes mais críticas é a de Laura Fryer, cofundadora da Microsoft Game Studios e ex-executiva da empresa. Ela classificou as mudanças como um “ato de ganância” e uma “traição aos fãs”.

Cansado de pagar caro nos seus jogos ?

Conheça a XGamestore e economize até 70% nos jogos de Xbox.

Jogos a partir de R$ 19,90
Entrega Imediata

 

A “Bolha” da Liderança da Plataforma

 

Em um vídeo divulgado nesta semana, Fryer afirmou que a atual liderança da divisão Games da Microsoft está vivendo em uma “bolha”, desconectada da comunidade.

“Eles dizem que estão dando liberdade de escolha aos jogadores — e realmente estão. Os fãs escolheram sair,” declarou a executiva. A fala faz referência ao aumento de 50% no preço do Game Pass Ultimate e de 30% no valor do console Series X nos Estados Unidos.

 

De Autêntico a “Esvaziado”

 

Segundo Fryer, a cultura da empresa mudou muito desde o sucesso de Halo 2 e das antigas festas multiplayer via Xbox Live.

“A marca de games era autêntica e inovadora,” criticou. No entanto, hoje o marketing “perdeu substância.” “Quando eles dizem ‘tudo é Xbox,’ acabam esvaziando o que o nome representa,” completou a executiva.


 

Falta de Exclusivos e Modelo Netflix

 

Além disso, a executiva argumentou que a Microsoft apostou muito em um modelo de assinatura inspirado na Netflix. Ela alega que isso ocorreu sem consolidar uma base sólida de lançamentos exclusivos.

“Eles gastaram bilhões em novos conteúdos,” explicou. Consequentemente, amarraram o Game Pass ao console, mesmo com o mercado de hardware encolhendo.

 

“Ganância Acima do Jogo”

 

Fryer concluiu sua análise com uma forte acusação à estratégia atual:

“Com este último aumento, a plataforma jogou fora uma de suas últimas vantagens: o melhor custo-benefício dos games.”

Portanto, agora parece apenas ganância acima do jogo,” finalizou.

O aumento de preços acontece em meio a demissões internas. Há também uma crescente pressão sobre a Microsoft após a aquisição da Activision Blizzard. Enquanto isso, a empresa tenta justificar o reajuste prometendo mais lançamentos de peso no catálogo. Eles falam em “melhor valor agregado.” Contudo, para muitos fãs e antigos executivos, isso soa cada vez menos convincente.

Indique para seus amigos

Compartilhe
Compartilhe
Compartilhe
Compartilhe
Foto de Sanderson PStrophies

Sanderson PStrophies

Nosso caçador de troféus e o responsável pelo canal Canal PStrophies Uma lenda viva dos games.

Faça sua busca