Dune: Awakening estreia em 5 de junho e é um dos maiores lançamentos da Funcom em 2025. Parte do desenvolvimento aconteceu no estúdio da Funcom em Lisboa, com uma equipe de mais de 80 profissionais.
De acordo com comunicado oficial, cinco equipes da Funcom atuam no projeto, sendo uma delas formada por 81 integrantes em Lisboa. Além disso, o time local ainda coordena outros 45 colaboradores que atuam remotamente em vários países.
Conheça a Frigga Games e economize até 70% nos jogos de Xbox, PS3, PS4 e PS5
O diretor de operações do estúdio, Hugo Martinho, comentou sobre a formação da equipe:
“Temos 81 pessoas a trabalhar no nosso estúdio em Lisboa e somos ainda responsáveis por mais 45, que trabalham remotamente em vários países. Somos compostos por portugueses que começaram a carreira neste estúdio, por portugueses que fizeram carreira em Portugal, por portugueses que passaram anos fora do seu país antes de abraçarem este desafio e regressarem e por especialistas estrangeiros, um pouco de todo o mundo”
Já Guilherme Santos, Head of Studio, destacou a importância do lançamento para o setor de jogos no país:
“O lançamento de ‘Dune: Awakening’ é um marco histórico para o mercado português dos videojogos, uma vez que, pela primeira vez, há um estúdio em Lisboa, com uma elevada percentagem de talento local, a contribuir decisivamente para um jogo que se espera de sucesso global. Assim se prova que, em Portugal, não só se podem ter grandes projetos neste mercado como é altamente recomendável que se faça um investimento ambicioso numa indústria que já vale mais do que o cinema e a música, juntos”
A Funcom, criada em 1993 na Noruega, é liderada atualmente por Rui Casais, português radicado em Oslo e com vasta experiência internacional nos mercados de games. O estúdio é famoso por títulos como “Age of Conan”, “The Secret World” e “Conan Exiles”, conhecidos pelo foco em experiências multiplayer online e narrativa intensa.