David Gaider, nome forte por trás dos roteiros da franquia Dragon Age, criticou a Electronic Arts por tratar fãs da série como garantidos. O ex-escritor revelou que, antes de deixar a Bioware, já se sentia incomodado com a postura da publisher em relação ao público fiel de RPG.
Segundo Gaider, a EA via os apaixonados por RPG como um grupo garantido. A diretoria preferia mirar em novos jogadores, apostando em mecânicas de ação e apelo visual diante da tradição dos RPGs clássicos. Ele explicou que, internamente, o pensamento era:
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“Não precisa agradar quem já está na gruta. Tem que conquistar quem está fora dela, pois esse é um público muito maior.”
Essa filosofia, segundo Gaider, influenciou não só o rumo da série, mas também projetos como Anthem. O objetivo era expandir o alcance, mesmo que isso afastasse parte da base tradicional dos RPGs da Bioware.
Gaider também destacou que, com o tempo, a independência criativa do estúdio diminuiu após a compra pela EA. O foco em jogos de prestígio para a crítica e os jogadores acabou derrapando conforme a publisher buscava resultados mais amplos. O ambiente, antes marcado por liberdade, mudou, levando a saída de líderes criativos importantes da Bioware.
Dragon Age: The Veilguard está em desenvolvimento para PS5, Xbox Series X/S e PC. As discussões sobre o futuro da série seguem em alta, especialmente após as críticas de nomes centrais da produção original.