Pouco mais de 20 anos após o lançamento do segundo título da franquia Resident Evil, a Capcom subiu no palco da E3 2018 para anunciar Resident Evil 2.
Previsto para chegar nas prateleiras de todas as plataformas no dia 25 de Janeiro de 2019, o novo jogo da aclamada franquia já chamou a atenção de muitos gamers ao redor do mundo.
Mas será que ele realmente vale a pena seu dinheiro?
Essa é a pergunta que eu pretendo responder hoje, então vamos dar uma olhada em 13 Motivos para você jogar Resident Evil 2.
Um novo olhar para a franquia
A Capcom fez questão de ressaltar durante toda a campanha de marketing do jogo que o novo título não é apenas o mesmo jogo com melhorias de gráficos e gameplay, pelo contrário, eles pretendem trazer algo que seja novo para todos os jogadores que gastaram horas jogando o título original lançado em 1998.
Segundo Mike Lunn, gerente de desenvolvimento da Capcom, Resident evil 2 é “um novo jogo contruído no topo de uma nova fundação do game”.
Embora os principais arcos da história sejam bastante semelhantes, os jogadores irão experimentar mudanças na disposição de inimigos, mecânicas de gameplay, resolução de puzzles e muito mais.
Modos de jogo confirmado
Os modos Fourth Survivor e Tofu foram confirmados no game pelo produtor Yoshiaki Hirabayashi.
O modo Fourth Survivor conta a história de Hunk, um novo personagem que tenta escapar da Delegacia de Raccoon City, e no jogo original era desbloqueado após finalizar a campanha de Leon e Claire.
O modo Tofu, como alguns devem lembrar, era liberado apenas após finalizar o modo Fourth Survivor seis vezes seguidas, em menos de 2 horas e meia, e substituía Hunk por um… tofu gigante.
Embora estejam confirmados no novo título, só o tempo irá dizer se serão necessários os mesmos passos do jogo original para desbloquear esses modos.
Dificuldade adaptável
Se você tinha receios de que o jogo era muito fácil, ou extremamente difícil, não é necessário se preocupar mais.
Os produtores já garantiram que a dificuldade do jogo se adaptará ao seu desempenho no mesmo, logo, se você está tendo uma boa campanha, as coisas irão ficar mais complicadas, e caso você esteja com enormes dificuldades, o jogo vai dar uma facilitada para te ajudar.
Ainda sim, independente do quão bem você esteja se saindo, a atmosfera de tensão e apreensão de Raccoon City continuará a mesmo, oferecendo bons sustos e captando sua atenção.
Desempenho diferenciado em alguns consoles
Se você é dono de um Xbox One X ou de um PS4 Pro, pode comemorar: Resident Evil 2 terá melhorias exclusivas para essas plataformas.
Foi confirmado que o jogador poderá escolher entre jogar em 4K a 30fps ou jogar com 60fps em uma resolução menor.
Contudo, vale ressaltar que essa resolução não foi oficialmente definida, embora especulações digam que será de 1080p.
Além disso, também não são confirmadas a taxa de frames e a resolução que os modelos originais do PS4 e Xbox One irão rodar o game.
Uma narrativa aprimorada
Podemos concordar que a narrativa dos antigos jogos de Resident Evil, em especial dos jogos para o PS1, não eram as melhores.
A maior parte dos diálogos forçaram demais para tentar assustar, mas Resident Evil 2 pretende melhorar esses defeitos, oferecendo momentos marcantes ao invés de acidentalmente hilários.
A narrativa como um todo está sendo melhorada, encontros como o de Claire e do Xerife prometem ser mais orgânicos e reais, e os personagens que habitam o mundo terão seus panos de fundo mais detalhados, melhorando a narrativa de cada um deles.
Personagens mais humanos
Quando anunciado que os trajes dos personagens seriam mudados, em comparação com os trajes do jogo original, os fãs mais ávidos da franquia ficaram um tanto quanto céticos.
Porém, levando em conta que Resident Evil 2 propõe uma história mais realista e pé no chão, faz sentido que os desenvolvedores removam as ombreiras de Leon e deem a Ada uma aparência mais misteriosa.
Mas se você sente falta das roupas originais, não há necessidade de se preocupar: elas estarão disponíveis para serem desbloqueadas, embora o método para isso ainda seja desconhecido.
Mudanças verdadeiras estão por vir
Como já mencionamos, características do jogo original serão mudadas, como por exemplo o layout das salas, a posição de inimigos e os efeitos sonoros.
Talvez a maior mudança seja o novo ângulo da câmera, que está em uma perspectiva sobre o ombro.
Para se adequar a essa nova perspectiva, todo o sistema do jogo sofreu alterações, logo, as coisas podem soar familiares, mas estão mudadas e isso trará um novo olhar dos jogadores para o título.
Uma das mudanças mais significantes do novo sistema de câmera está nas batalhas com os chefes.
Não, até onde se sabe não haverão novos inimigos de elite, mas encontros com personagens como William Birkin e o Tyrant passam a sensação de ocorrerem muito mais rápido e de maneira mais visceral, forçando o jogador a enfrentá-los de maneiras inéditas, aproveitando as oportunidades dadas para atacar ou fugir.
A resposta melhorada dos controles deve ajudar nesses combates, principalmente pois você não está mais preso no esquema “tanque” do jogo original.
Novos Puzzles
Ainda que muitas áreas serão familiares, principalmente para os fãs mais aficcionados, haverão novas oportunidades de resolução de puzzles ao redor do mapa.
Os layouts das áreas foram significantemente mudados, é bem possível que você encontre desafios que não são familiares.
lém disso, novos itens estarão disponíveis no decorrer da campanha, e o modo de obtê-los dependerá exclusivamente de você.
Edição de colecionado
A edição de colecionador desse jogo conta com extras bem especiais, além do jogo base, como Packs Deluxe especiais, uma DLC exclusiva, trajes especiais para Leon e Claire, uma arma adicional e o soundtrack original do jogo.
Outros extras incluem uma estátua original de Leon, um livro de artes do jogo e um poster da Delegacia de Raccoon City que mostra como o prédio foi alterado de um museu para uma delegacia.
Gráficos infinitamente superiores
Durante seu desenvolvimento, Resident Evil 2 chegou a ter o espantoso número de 800 desenvolvedores, desde de programadores até fotógrafos.
Devido a fidelidade dos gráficos que foram demonstrados, 800 trabalhadores chega a ser um número justo para estruturar esse jogo.
Um game quase de mundo aberto
A progressão de Resident Evil 2 não foi significantemente mudada em relação ao seu material base, o novo jogo oferece mais liberdade, com segredos podendo ser descobertos e puzzles sendo resolvidos enquanto o objetivo principal é outro.
Não chega a ser a liberdade dada em um mundo aberto, mas essa não é a proposta do jogo.
Definitivamente, essa liberdade é essencial para dar o sentimento de jogo novo que a Capcom quer passar, e dará ao jogador a oportunidade de apreciar os gráficos e detalhes do jogo.
Novas áreas exploráveis
Como se mudar os layouts das áreas e introduzir novos puzzles em Resident Evil 2 não fosse o suficiente, o jogo contará com áreas inéditas, como o orfanato, para serem exploradas.
A extensão do orfanato não foi revelada, mas alguns gameplays foram liberados mostrando a área, que tem zumbis e um enorme potencial de assustar o jogador.
A volta do sistema Zapping?
No jogo original, um sistema bastante complexo era presente. Chamado de sistema Zapping, ele fazia com que cada personagem fosse confrontado com puzzles e inimigos em seu respectivo cenário, sendo necessário finalizar o cenário A para dar sequência aos eventos do cenário B.
Agora, Leon e Claire terão cada um sua própria campanha, mas você pode esperar alguns encontros pontuais entre os dois.
Guia de detonados Resident Evil 2
Assim como aconteceu em Resident Evil 7, se você comprar o seu Resident Evil 2 Remake no Gameforfun você vai receber por e-mail, gratuitamente, um guia com a resolução dos puzzles mais difíceis bem como dos segredos mais escondidos do jogo.
Resident Evil 2 está a venda no Gameforfun e você pode comprar ele agora com um preço imbatível.
E ai? qual é o tamanho do seu Hype para o novo Resident Evil 2? Use os comentários para deixar sua opinião.