A Microsoft divulgou mais informações sobre o Xbox Series X e potência não deve faltar para agradar os gamers mais exigentes.
O novo console já havia sido introduzido no The Game Awards no final de 2019 mas só agora tem suas especificações reais reveladas. Vamos a elas:
Mais potência para seus jogos
- Novo Processador Customizado: Utilizando as arquiteturas Zen 2 e RDNA 2. Entregando quatro vezes o poder de processamento de um Xbox One e 12 TFLOPS de processamento gráfico – duas vezes mais que o Xbox One X. O Series X promete entregar visuais foto realistas e mundos cada vez maiores.
- Variable Rate Shading (VRS): O VRS permite aos desenvolvedores utilizarem de forma super eficiente o poder do Series X. Podendo escolher onde gastar o poder de processamento gráfico na tela, escolhendo os melhores efeitos ou partes importantes para o jogo. Esta técnica permite taxas de quadro e resoluções maiores sem afetar a qualidade visual.
- DirectX Raytracing acelerado por hardware: Raytracing finalmente chega aos consoles com o Series X. Imagens infinitamente mais realistas com sombras e reflexos calculados em tempo real prometem ser um dos pontos fortes do novo console.
Melhorias no sistema
Nem só de potência vive o novo console, melhorias significativas também ocorrem no sistema operacional.
- Armazenamento em SSD: Com os games cada vez maiores, mais velocidade de armazenamento deve acabar de vez, ou diminuir muito, os load times.
- Dinamic Latency Input (DLI): Controles ainda mais responsivos com o novo controle wireless. Com o DLI o que é mostrado na tela responde imediatamente aos comandos do controle.
- Início Rápido: O Series X agora conta com resumo rápido de vários games simultaneamente. Nada de ficar esperando o jogo carregar do inicio.
- HDMI 2.1: Com o novo padrão HDMI é possível utilizar as tecnologias Auto Low Latency Mode (ALLM) e Variable Refresh Rate (VRR). Com o ALLM o Series X pode configurar automaticamente seu monitor ou TV para o modo de menor latência, minimizando o input lag. VRR sincroniza o refresh rate de seu monitor para se adequar a taxa de quadros do jogo, acabando de vez com o screen tearing.
- Suporte para 120fps: Com suporte a até 120 quadros por segundo os desenvolvedores podem fazer jogos que excedem o padrão de 60 permitindo controles ainda mais responsivos.
Compatibilidade
Em adição as novas tecnologias presentes no Series X o novo console ainda conta com recursos para aprimorar seus games da geração atual e passadas.
- Retrocompatibilidade: Jogue seus jogos favoritos, melhores do que nunca. A retrocompatilidade do Series X permite você jogar com gráficos e framerate aprimorados os jogos do Xbox One, Xbox 360 e até mesmo o Xbox original.
- Smart Delivery: Compre uma vez e jogue onde quiser. Com o Smart Delivery os servidores vão entregar a seu dispositivo a versão correta de seu jogo. Podendo jogar no Series X, One ou One X.
- Xbox Game Pass: O melhor serviço por assinatura de games continua na nova geração, incluindo lançamentos como Halo: Infinite disponíveis no catálogo.
O Xbox Series X promete ser o mais rápido e poderoso console da próxima geração e comparado com a geração anterior de consoles, o Series X é uma abordagem “sem compromissos” podendo ser comparado a PCs de alto desempenho.
Mais detalhes sobre o novo console devem surgir nos próximos meses em preparação para a E3. Fique ligado aqui na GameForFun para saber das novidades relacionadas ao Xbox Series X.