The Ascent é um RPG isométrico de ação com temática cyberpunk produzido pelo estúdio Neon Giant e será lançado dia 29 de julho para Xbox One, PC e Xbox Series X|S.
Uma boa notícia para os brasileiros é que The Ascent vem legendado em PT-BR.
Hoje farei uma preview do jogo para que você entenda todos os pontos mais importantes e veja como ele realmente é.
História
Como toda história com temática cyberpunk, The Ascent também possui grandes corporações exploradoras de pessoas.
Você está na pele de um trabalhador dessas corporações e se vê lutando pela sobrevivência depois de alguns eventos que acontecem no seu distrito.
Além de se preocupar em salvar sua vida, você tem o dever de salvar seu distrito das corporações rivais e das gangues que querem se aproveitar do ocorrido.
Diferente de alguns RPGs, você não é “o escolhido”. Você é simplesmente um trabalhador que não quer morrer nas garras dos ímpios.
O Estúdio
O estúdio sueco Neon Giant é composto por apenas (pasmem) 12 pessoas.
Apesar de poucos profissionais, eles acumulam muita experiência em trabalhos prévios tanto de jogos indies como nos Triple A’s.
The Ascent é o primeiro título do estúdio, mesmo assim o jogo está incrivelmente lindo e detalhado.
Gameplay
A customização do personagem é um ponto muito forte do jogo, você realmente pode criar um personagem como preferir e dar a aparência que desejar.
A câmera do jogo pode alterar em alguns momentos para da força a narrativa, o que é ótimo já que um dos pontos fortes de um RPG é a história.
Diferentes de jogos como Diablo e Borderlands, The Ascent tem todas as armas “feitas a mão”. Não existe nenhuma arma gerada aleatoriamente.
Outro ponto forte é o coop para até 4 jogadores online ou local.
O jogo não possui um endgame, ou seja, ele tem um começo, meio e fim. The Ascent dura cerca de 20 horas se você jogar sem fazer as missões secundárias.
Combate
A grande maioria do jogo é feito por combate com armas de fogo, granadas e habilidades do seu personagem.
O rolamento é outro ponto importante no jogo, já que para RPGs isométricos ele é quase indispensável.
O cenário também pode ser usado como cover, no melhor estilo The Division e Gears of War. Apesar de te ajudar, você precisa tomar cuidado pois ele é destrutível.
Os civis que estão por ali podem ser pegos no fogo cruzado caso você não tome cuidado. Imagina só o herói do distrito colocando os civis em perigo…
Para dar mais vida ao tema cyberpunk, existem habilidades que podem ser usadas para hackear segredos e tesouros escondidos em The Ascent.
Equipamentos
O principio básico dos equipamentos em The Ascent é usar duas armas por vez, um tipo de granada e duas habilidades ativas.
Como todo bom RPG, você poderá fazer upgrades na sua arma para deixá-la mais forte.
Quanto ao loot, ele funciona na base da lógica. O inimigo que usa uma shotgun tem mais chance de dropar uma shotgun e o inimigo que usa uma gatling gun, pode dropar ela. Simples assim.
Existem 3 tipos de armaduras no jogo: Cabeça, peitoral e pernas. Apesar de um inventário enxuto, essas peças fazem total diferença na hora de montar builds.