MindsEye chega ao PC usando Unreal Engine 5 e suporte ao NVIDIA DLSS 4, incluindo Multi-Frame Gen já na estreia. O teste inicial foi feito com um Ryzen 9 7950X3D, 32GB DDR5 6000Mhz e uma RTX 5090 Founder’s Edition.
O jogo não traz ferramenta de benchmark integrada. Foram usados os primeiros minutos do mapa inicial para observar o desempenho. Não há travamentos causados por compilação de shader, pois há um passo específico para essa tarefa ao iniciar.
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No entanto, o título apresenta sérios engasgos ao dirigir veículos. Nos dez primeiros minutos, não há direção de carros, mas logo depois, ao pilotar um buggy, os problemas de travamento aparecem com força.
Em performance bruta, rodando em 4K nativo e configurações Epic, MindsEye entrega média de 45 FPS e mínimos de 37 FPS. Com DLSS 4 Performance ativado, o frame rate sobe para cerca de 65 FPS, mas há quedas frequentes para 53 FPS. Para manter mais de 60 FPS constantes em 4K/Epic, é preciso usar o DLSS Performance — isso em uma RTX 5090, placa que hoje custa, em conversão direta, mais de R$ 15.000,00 no Brasil.
O DLSS 4 Multi-Frame Gen está ativo, mas a função X4 gera graves artefatos gráficos, especialmente ao mover rapidamente a câmera. Mesmo sem DLSS ou Frame Gen, problemas de ghosting são evidentes.
Com DLSS 4 Quality e MFG X2, o jogo atinge 85 FPS mínimos e média de 115 FPS em 4K/Epic. Com X3, a média chega a 168 FPS, mas o mínimo fica em 102 FPS. Configurações com MFG X4 apresentam artefatos ainda mais severos.
O grande problema está na otimização: mesmo em setups topo de linha, a estabilidade não é total. Usar DLSS/FSR e Frame Gen ajuda a alcançar os 60 FPS, algo difícil nos consoles neste momento. O ideal, para quem tem uma RTX 5090, é optar por DLSS Quality com MFG X2 e evitar X3 ou X4 devido aos artefatos graves causados pela movimentação da câmera.
Uma análise mais completa de desempenho no PC, testando diversas GPUs AMD e NVIDIA, será publicada em breve.